Sintec homenageia Sérgio Chautard

Brasília (DF), quinta-feira, 16 de junho de 2005

A emoção tomou conta do plenário do Confea no final da tarde desta quinta-feira com uma homenagem especial feita pelo Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Distrito Federal (Sintec-DF) ao ex-conselheiro Sérgio Chautard, que faleceu em maio deste ano.

Acompanhados do presidente do Crea-DF, arquiteto Alberto Faria, a conselheira do Crea-DF e presidente do Sintec, Iraci Santos e o secretário geral da entidade, Osnide Amaral entregaram ao 1º vice-presidente do Confea, eng. ftal Fernando Bemerguy, que presidiu a sessão, uma placa que permanecerá na sede do Conselho. A outra será entregue à família de Chautard pelo conselheiro Lino Silva, técnico em edificações.

Iraci Santos agradeceu o apoio do Confea ao seminário dos técnicos realizado na semana passada, em Brasília e enfatizou o desejo de contar com a presença do técnico industrial em eletrônica Sérgio Chautard como um dos palestrantes. “O trabalho dele contribuiu muito para a nossa categoria. Por isso, decidimos prestar essa homenagem por meio da entrega das placas. Trata-se de um reconhecimento a tudo que ele fez por nós”, destacou.

O ex-conselheiro, que atuou no Confea como representante das Instituições de Ensino Técnico de 2000 a 2002 e de 2003 a 2004 novamente foi relembrado com carinho por seus pares. No plenário, o conselheiro Anjelo da Costa Neto falou em nome dos colegas. “Tivemos a oportunidade de conviver com Chautard, uma pessoa muito admirada por todos. Nada mais justo que esse carinho que os técnicos têm por ele. Precisamos sempre divulgar o exemplo daqueles que fazem o bem”, ressaltou.

Bastante emocionado, o conselheiro Lino Silva destacou os momentos em que conviveu com Sérgio Chautard, que também está sendo homenageado pelo Crea-SE. “Tenho um enorme prazer de ser o porta-voz dele. Faço questão de levar essa lembrança em mãos aos seus familiares. Ele sempre defendeu os técnicos, mas nunca se esqueceu dos demais profissionais do Sistema. Foi cremado com o pin do Confea no paletó, o que significa que ele vivia tudo isso aqui”, disse.

Outro colega de profissão, o conselheiro João Américo Pereira, técnico industrial em eletrotécnica, comentou que Chautard foi um dos técnicos que contribuíram para alavancar o diálogo entre a categoria. “Todo Sintec que era fundado tinha sua participação. Hoje somos vistos de uma maneira diferente. Devemos isso a ele”, observou.

O conselheiro Marcos de Sousa, técnico em agricultura, foi outro que ficou bastante comovido com a atitude do Sintec-DF. “Quero parabenizá-los pela iniciativa e também àqueles que, juntamente com Sérgio Chautard, galgaram esse caminho. Hoje estamos aqui”, concluiu.

Por Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM