Para José Dantas, um dos vencedores do II Prêmio Confea de Jornalismo, participar de um concurso é ter um feedback direto

Brasília (DF), terça-feira, 14 de junho de 2005

Às vésperas de completar 35 anos, o jornalista José Alberto Dantas, conhecido como Buca Dantas, natural de Currais Novos (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, recebeu com alegria a notícia de que é um dos vencedores do II Prêmio Confea de Jornalismo. Dantas foi classificado em primeiro lugar na categoria Internet com o trabalho “Nossa casa proporciona melhorias habitacionais para a comunidade da África”.

“Participar de um concurso é ter um feedback direto. Quer dizer, estamos colocando nossa produção intelectual sob a análise de especialistas no assunto. Sempre sou muito exigente com meu trabalho e, sempre que tenho oportunidade, gosto de colocá-lo à prova”, afirma.

Buca Dantas, que atualmente faz parte da equipe do Brasil Total, projeto de linguagem televisiva regional da Rede Globo, com matérias apresentadas por Regina Casé, iniciou a carreira em direção cinematográfica.  Na sua avaliação, os profissionais, ao produzirem matérias que tratam de sustentabilidade têm a oportunidade de apresentar histórias de vida. “Acho que minha contribuição foi no sentido de mostrar situações práticas de relação social e de como exercer a cidadania através dos meios existentes de fato e de direito”, relata.

Sobre a idéia de produzir “Nossa casa”, ele explica que viajou muito pelo interior do país e sempre tem em mente contar histórias. “Não simplesmente contá-las, mas fazer com que elas exerçam uma influência positiva nas pessoas, para que elas tomem atitudes”, resume.


Por Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM