Profissionais discutem novo modelo de atribuições, tecnologia e marketing institucional

Brasília (DF), sexta-feira, 15 de abril de 2005

A proposta do novo modelo para concessão de atribuições e atividades profissionais no âmbito do Sistema Confea/Crea fez parte da programação do segundo dia do Seminário de Comunicação Institucional, na tarde desta sexta-feira (15), no plenário do Conselho Federal, em Brasília.

O presidente do Confea, eng. Wilson Lang, ao abordar o tema disse que a flexibilização das atribuições tem sido debatida em todas as instâncias, como câmaras especializadas e entidades profissionais. “Consideramos fundamental essa discussão dentro do Sistema. Esse assunto, na verdade, demonstra com clareza o que é o nosso Sistema em suas áreas e o que nos diferencia dos demais. Não há como nos comparar com os outros conselhos. Nossa realidade é completamente diferente”, ressaltou Lang.

Segundo o presidente, o texto atual que trata da questão de concessões e atribuições profissionais, resultado de inúmeros debates e sugestões, atende à quase todas as situações. Porém, os anexos da resolução, acentuou,  deverão ser enriquecidos com as discussões. Na sua opinião, trata-se de um debate que está sendo colocado e que precisa de luzes, porque é necessário existir um consenso. “Vamos filtrando até chegarmos a um denominador”.

Webconference - gerente da Netmedia, agência digital responsável pela tecnologia do portal do Confea, Giuliano Girondi apresentou no Seminário uma ferramenta que fornece solução prática e de baixo custo para realização de conferências via web. Uma ferramenta desenvolvida em Flash (tecnologia da Macromedia), que agrupa vídeo, chat (bate-papo) e possibilita exibir apresentações estilo Power Point. Dispensa instalações e configurações complexas.

O acesso é feito via web. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode participar. Basta ter acesso à rede mundial de computadores. Para visualizar áudio e vídeo o usuário precisa de kit com web can e microfone. O sistema de conferência foi encomendado pelo presidente do Confea e poderá ser mais um serviço oferecido pelo portal da instituição. A idéia é realizar reuniões de maneira mais rápida e com maior freqüência.

Marketing institucional – Vice-presidente da Agnelo Pacheco, vice-presidente e diretor de planejamento e de operações, Lucas Pacheco, abordou a importância da ferramenta do marketing institucional. Para ele, o marketing não pode ser estratificado em esportivo, cultural ou político. “Trata-se de um conceito muito mais amplo e complexo. Significa a construção de um processo de longo prazo”, observou.

Na sua opinião, o marketing tem que ter uma visão muito mais aprofundada do projeto e da empresa. “Um olhar para dentro e para fora. No sistema, somos agentes internos que lidam com agentes internos”, explicou. Outros aspectos relevantes, comentou, estão relacionados à informação, à base de dados e à troca de experiências. “Informação é fundamental. A partir disso, se descobre a vocação da instituição tem início a construção do discurso básico, ou seja, a mensagem central”.

Encerramento – As atividades foram encerradas no final da tarde, com a entrega dos certificados feita pelo presidente do Confea, eng. Wilson Lang, juntamente com integrante do conselho editorial, tecnólogo em estradas e topografia, José Carlos Sopchaki, o coordenador da CAN, conselheiro federal Francisco Machado e a jornalista Bety Rita, Gerente de Comunicação do Confea. Na ocasião, Bety Rita agradeceu a participação dos colegas, enfatizando a relevância dos resultados do Seminário que por meio das palestras e dos debates, que irão influenciar e contribuir para o aprimoramento do trabalho nas assessorias.

Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM