Sistema Confea/Crea quer saber das ações do MRE para libertar engenheiro seqüestrado

Brasília (DF), 21.03.2005

Hoje (21/03), às 16h00, uma comitiva do Sistema Confea/Crea estará em audiência com o Chefe de gabinete do Ministro de Relações Exteriores, embaixador Antônio de Aguiar Patriota, para saber o quê, efetivamente, o MRE está fazendo para a libertação do engenheiro José Vasconcelos Júnior, seqüestrado no Iraque há mais de dois meses.

A audiência é a execução de medida aprovada na última reunião do Colégio de Presidentes, realizada em Brasília no período de 28/02 a 01/03, quando foi aprovada também moção de apoio a medidas que visem a libertação do engenheiro e de solidariedade à família do mesmo.

A visita objetiva ainda expor ao Ministério as ações que o Sistema Confea/Crea vem realizando com relação a este caso, e colocar o Sistema profissional à disposição para ajudar no que for possível para solucionar esta situação dolorosa para toda a engenharia brasileira, mas principalmente, para a família de Vaconcelos que amarga quase total falta de notícias, desde o dia 19 de janeiro.

Além do presidente do Confea, eng. Wilson Lang, participarão da audiência representantes dos Creas mais diretamente envolvidos na questão: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Confea pediu ajuda à Federação de Engenheiros Árabes para a libertação do engenheiro, através de carta encaminhada ao presidente da entidade Al-Hadithi, no dia 26 de janeiro. Assim que tomou conhecimento do documento o engenheiro árabe entrou em contato telefônico com o presidente do Confea garantindo todo empenho junto à entidade superior dos clérigos sunitas no Iraque para solução do caso.

O Crea-MG realizou ato junto com as entidades do Estado pela paz e libertação de Vasconcelos Júnior. Os Creas do Rio de Janeiro e de São Paulo também desenvolveram ações nesse sentido.

Bety Rita Ramos
Assessora de Comunicação