Fórum da Mulher dá continuidade às propostas

Brasília (DF), 15.03.2005


O Fórum da Mulher, realizado pela primeira vez ano passado, durante a 61ª Soeaa, em São Luis, firmou-se como espaço onde as mulheres que atuam na área tecnológica revelam desafios - vencidos ou a vencer - e histórias bem sucedidas, ao mesmo tempo em que estimulam a participação feminina em áreas do mercado de trabalho tradicionalmente ocupadas por homens, basicamente representadas pelas engenharias.

Para cumprir esses propósitos, onze mulheres realizaram a primeira reunião de 2005, nos dias 13 e 14 últimos. Em pauta, discussões sobre como  transformar em registro oficial os dez tomos resultantes  das palestras realizadas na primeira versão do evento, trocar idéias através de reuniões virtuais – o lançamento de uma comunidade virtual está prevista para maio quando acontece o próximo encontro presencial –  e apresentar propostas de temas a serem incluídos entre as oficinas da próxima Soeaa, em Vitória (ES), no final do ano, em torno do tema Responsabilidade Social, além de planejar eventos interativos.

Para a eng. mecânica Deodete Packer, assessora da presidência do Confea e coordenadora do grupo, “todo esse trabalho valoriza as mulheres que já atuam e as que atuarão na área”. Ela lembra que o Brasil sediará a WEC 2008, um dos eventos de maior projeção da área tecnológica  que reúne profissionais de várias partes do mundo e  “precisamos estar preparadas para mostrar a atuação das profissionais  brasileiras para melhorar a qualidade de vida do país. Todas as atividades que o fórum realizará até lá visam nos preparar para isso”, afirma.

Maria Helena de Carvalho
Da equipe da ACOM