GT de Segurança do trabalho debate sobre mercado de trabalho

Brasília (DF), 11.03.2005

O  GT de Engenharia de Segurança do  Trabalho  reuniu-se nos dias 10 e 11 no Hotel Nacional, em Brasília,  durante a Reunião Anual das Coordenadorias de Câmaras Especializadas. O GT foi coordenado pelo adjunto José Carlos Sopchcki (Crea/AC). Um dos principais temas dos participantes na abertura das discussões foi com relação ao mercado de trabalho. Atualmente as opções para a contratação dos profissionais vão do técnico em segurança do trabalho, do tecnólogo e o engenheiro de segurança pública, sendo que a diferença está na carga horária de cada uma das opções.

"O sistema reconhece somente os profissionais que sejam arquitetos ou engenheiros que tenham se especializado em segurança do trabalho", afirma Sopchcki. Segundo ele a decisão é acertada já que há muitos técnicos de segurança e tecnólogos atuando no mercado. Outro ponto em discussão pelos participantes foi sobre a criação de curso de graduação da especialidade. "Se existir um curso de graduação nesta especialidade, podemos trabalhar para que seja criado uma câmara especializada na área. O que vai potencializar os resultados para os profissionais", afirma.

O grupo ainda apresentou a súmula da 3ª reunião do grupo realizada dia 18 e 19 de outubro, em Belém/PA. Durante o segundo momento da reunião os integrantes participaram da apresentação sobre a utilização do extintor de incêndio que utiliza a nova tecnologia com carga ABC em substituição ao que tem carga BC. Entre outros assuntos os participantes discutiram sobre o andamento do processo CF-1930/2004 que trata da alteração da Resolução nº 335, de 27 de outubro de 89, do Confea, que dispõe sobre a composição dos Creas e dá outras providências.

Simone Ferreira Rabuske
Jornalista convidada