Nova tecnologia de extintor de incêndio garante mercado para engenheiro mecânico

Brasília (DF), 10.03.2005

A partir do dia 1º de janeiro deste ano entrou em vigor a resolução nº 157 do Denatran que obriga a utilização do agente extintor "pó ABC", capaz de apagar todo tipo de incêndio veicular. E para compreender melhor sobre a nova tecnologia, a coordenadoria da industrial convidou o engenheiro especialista em mecânica de automóveis e segurança, Jaques Sherique para uma explanação mais específica sobre o tema. A palestra aconteceu durante a tarde desta quinta-feira, dia 10, no Encontro Anual das Coordenadorias de Câmaras Especializadas, no Hotel Nacional, em Brasília.

Sherique disse que a maior diferença entre o extintor de pó BC para o de pó ABC é a eficácia no combate ao fogo. Enquanto o extintor ainda utilizado pela maioria das pessoas no Brasil
- que contém apenas "pó BC" - é específico apenas para combater incêndio em materiais líquidos combustíveis e em elétricos (categorias B e C), a nova tecnologia é eficiente no combate de incêndio de materiais sólidos (categoria A) de alta combustão, como pneus, plástico, estofamentos, tapetes.

Para os engenheiros industriais, segundo Sherique, o importante nessa matéria é que para fabricar os extintores de pó ABC as empresas terão obrigatoriamente dispor de profissionais habilitados na área de industrial. "O produto só poderá ser fabricado sob a supervisão do engenheiro mecânico", reforça.

Agora, todos os veículos novos já deverão sair de fábrica equipados com o novo extintor com carga de "pó ABC", que tem duração de 5 anos sem necessidade de recarga. Até 2009, os extintores de "pó BC" deverão ser substituídos conforme data de vencimento do recipiente de carga.


Por Janaina Hoffmann
Jornalista Convidada