Projeto da resolução 218 domina pauta da CCEEI pela manhã

Brasília (DF), 10.03.2005

A Câmara Especializada de Engenharia Industrial foi a primeira, no dia de hoje, a receber a vista do professor Ruy Vieira, responsável pela elaboração do texto final do projeto que modifica a Resolução 218 que trata da definição de critérios para a concessão de atribuições profissionais.

Segundo ele, a grande maioria das contribuições enviadas ao longo do ano passado para a CEP (Comissão do Exercício Profissional) foi contemplada quando da elaboração do projeto. “No entanto, disse, ainda há tempo para que, por escrito, vocês nos enviem mais sugestões a fim de aprimorarmos o texto de uma resolução tão importante”. Vieira se referia aos prazos de 09 de junho para o envio de contribuições para o texto principal  e ao dia 30 de setembro, que limita o recebimento de sugestões para os anexos I e II do projeto.

Os integrantes das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI) questionaram o professor – que é engenheiro mecânico por formação e  ex-conselheiro do Confea e do Conselho Nacional de Educação -, sobre a incorporação pela engenharia civil, de diversas atividades da  industrial, entre elas as que se relacionam a parte móvel, veículos, por exemplo. Vieira considerou pertinente a colocação e pediu que a observação fosse enviada por escrito a fim de ser analisada e se for o caso, incorporado ao texto do projeto.
“É natural que existam pequenos senões, disse Vieira, estamos aqui para aperfeiçoar o documento.”.

Vieira ressaltou que “não se quer retirar nem adicionar competências desta ou daquela profissão, já que a interdisciplinaridade é proporcionada pela Lei de Diretrizes e bases para a Educação (LDB)”. Ele assegurou que a concessão de atribuições “obedecerá as disciplinas cursadas durante  a formação nas faculdades”.

“Nosso objetivo é flexibilizar” afirmou o professor que garante: “vamos caracterizar da melhor forma possível o campo de atuação de cada profissão”.

Por Maria Helena de Carvalho
Da equipe da ACOM