Confea participa de workshop sobre cadeia dos recicláveis

Brasília (DF), terça-feira, 01 de março de 2005


Bases para o adensamento tecnológico da cadeia de recicláveis foi o tema do workshop promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio de outros ministérios e do Confea, entre os dias 23 e 24 de fevereiro, em Brasília. O engenheiro civil e de segurança do trabalho Luis Fernando Fiorotti Mathias, designado pelo Conselho Federal para acompanhar tecnicamente o evento, com o objetivo de obter o maior número de informações para o Sistema, disse que a partir dessa atividade o órgão poderá contribuir para a adoção de políticas públicas voltadas aos recicláveis.

Para Luis Fernando Mathias, o Confea, por meio dos Creas, poderá estimular que os regionais desenvolvam alguns eventos – seminários, fóruns e debates - com o objetivo fundamental de provocar nos órgãos públicos, em especial nas prefeituras municipais, o incremento de ações voltadas ao setor. Segundo ele, é possível que o Sistema seja parceiro em ações específicas com os órgãos públicos, como campanhas publicitárias e de conscientização sobre a cadeira dos recicláveis.

O Brasil tem se destacado como um dos países com maior índice de reciclagem de materiais. Além disso, essa atividade se constitui fonte geradora de emprego e renda para as camadas mais pobres da sociedade. Por outro lado, aumenta a cada dia o interesse das empresas que atuam no mercado, o que gera inúmeros benefícios ao meio ambiente.


Por Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM