Cden faz 2ª reunião ordinária em São Luís

São Luís (MA), terça-feira, 30 de novembro de 2004.

Vitor Soares

 
Considerada positiva pelo coordenador, eng.º-agrônomo Antonio Angelim, a segunda reunião ordinária do ano do Cden (Colégio de Entidades Nacionais), foi realizada dias 28 e 29 de novembro em São Luís.

Entre as decisões tomadas, está a indicação de três representantes do colegiado para participar do 5º Fórum Social Mundial que acontece de 26 a 31 de janeiro, em Porto Alegre (RS). Da área de engenharia, a eng.ª alim. Márcia Nori, da ABEAlim (Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos) e Nelson Burille, da Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança de Trabalho), titular e suplente, respectivamente. Da área de arquitetura, Geraldine Júnior, da Abearq (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo) como titular e Demetre Anastassakis, presidente do diretório nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil, como suplente. A Confaeab (Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil) e a Abeas (Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior), indicarão os nomes para representar a área da agronomia.

Os representantes das entidades nacionais esgotaram todos os assuntos da pauta com oito itens subdivididos, com destaque para a sugestão de realizar um levantamento do perfil do profissional junto ao tema Valorização e Ética Profissional, que ao lado de Acessibilidade e Segurança Alimentar, foi elencado pelo plenário federal como prioritário para 2005.

A consulta a um profissional especializado quando da elaboração de editais para concursos públicos que impliquem na contratação de profissionais da área tecnlógica, também foi sugerido pelos presidentes das 29 entidades nacionais que compõem o Sistema Confea/Crea.

A reunião, cuja mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo eng.º de segurança Francisco Machado, conselheiro federal e coordenador da CAN (Comissão de Assuntos Nacionais), eng.º ftal Fernando Bemerguy, 1º vice-presidente que representou o presidente do Confea, Wilson Lang, em boa parte do encontro e ainda por Angelim, teve como secretária a eng.º de minas Maria Martha Gameiro, presidente da Faemi (Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil.

O projeto que altera a Resolução 218 e outras que tratam das atribuições profissionais também foi debatido pelo grupo que não encontra consenso em torno do assunto. Defendendo o aprofundamento das discussões, o colegiado transferiu para o início de 2005 a continuidade das discussões sobre as alterações a serem feitas.

Sobre a atuação de empresas internacionais no país com reflexos no mercado de trabalho, onde é cada vez maior a presença de profissionais estrangeiros, as lideranças do Cden manifestaram-se preocupadas e propuseram a constituição de um fórum permanente para discutir a preservação da tecnologia brasileira.

Entre os relatos apresentados pelos integrantes do Ceden, o de Radegaz Nasser do Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícia), que anunciou a realização do XXII Congresso de Avaliação e Perícia, no Brasil em 2006. Radegaz também informou sobre a participação brasileira na criação do Instituto Português de Avaliadores Qualificados.

Márcia Nori falou sobre os cursos que sua entidade vem desenvolvendo e do projeto de lei que busca a oficialização do Dia do Engenheiro de Alimentos. Maria Martha, da Faemi, por sua vez, destacou a criação do Dia do Engenheiro de Minas.

A Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), presidida pelo eng.º eletricista Olímpio Santos, anunciou a preparação da 3ª Conferência Nacional de Engenheiros Cientistas, em meio de 2007, no Rio, e sua participação nas discussões sobre reforma sindical e no Fórum Nacional de Reforma Urbana.

A próxima reunião do colegiado, a primeira de 2005, será agendada entre a segunda quinzena de fevereiro e o mês de março.

Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACOM