Participantes destacam importância do Curso de Gestão de Resíduos Sólidos

São Luís (MA), quinta-feira, 2 de dezembro de 2004.

Vitor Soares 
Ubiratan Félix 
 
Terminou, na manhã desta quinta-feira, 2, o curso Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, ministrado pelo engenheiro civil Ubiratan Félix, dentro do programa de eventos da 61ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), realizada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em São Luís-MA.

A avaliação final do encontro foi extremamente positiva, pela repercussão obtida e também pela significativa participação de especialistas, empresários e autoridades. Segundo Ubiratan Félix, que também integra o Conselho Federal de Cidades, o curso evidenciou que começa a existir uma consciência maior quanto à importância da limpeza urbana e da destinação correta do lixo.
"Não esperava que o curso despertasse tanto interesse. E o detalhe é que as discussões envolveram gente ligada a empresas, gestores municipais e profissionais da área", destacou Félix.

Mais de 100 pessoas participaram do curso, realizado no Centro de Convenções do Sebrae na capital maranhense, demonstrando que a problemática do lixo preocupa um número cada vez maior de pessoas. "O Confea está de parabéns pela iniciativa e, a partir de agora, deve acentuar ainda mais o debate sobre planos de gestão do lixo. É preciso convencer as autoridades de que cuidar bem do lixo garante saúde e também gera empregos", disse.

Os participantes foram unânimes em acentuar os benefícios do curso sobre gestão municipal de recursos sólidos. "O Confea escolheu muito bem o palestrante, que discorreu com brilho e conhecimento. Em Recife, contamos com um moderno sistema de coleta e destinação do lixo, mas vale a pena trocar experiências e conhecer a realidade de outras cidades", afirmou o engenheiro civil Alexandre Santos, da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE e funcionário da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana de Recife (Emlurb).
Já o diretor do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Piauí, Paulo de Tarso, considerou a experiência muito rica. "É sempre bom agregar conhecimento e receber informações novas. A cidade de Teresina ainda não tem um bom sistema de gestão do lixo. A falta de recursos é o maior obstáculo. Por isso mesmo, entendo como positiva a realização do curso. Cada participante deve sair daqui procurando disseminar as idéias aqui expostas", concluiu.

Mailza Lisboa - Da Assessoria da SOEAA