Lang aborda "A engenharia sob nova realidade" em palestra no UniCeub

Brasília (DF), quinta-feira, 21 de outubro de 2004.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), eng. Wilson Lang, ao participar, nesta quarta-feira (20), da abertura da 1ª Semana de Engenharia da Computação do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), disse que a Engenharia da Computação é um setor de futuro. "Entendo que se trata de um mercado amplo e que as áreas que podem ser desdobradas a partir da combinação que o UniCeub fez para instalar o curso são propícias à tal amplitude. Avalio que as perspectivas dos profissionais são as melhores dentro das atuais circunstâncias do que vem a ser a Engenharia como um todo, no Brasil e no mundo", ressaltou.

Para Lang, a Engenharia da Computação destaca-se em função da intensa velocidade de mutação, o que significa que uma área tão dinâmica vai requerer investimentos constantes em hardware, software e em toda logística necessária ao desenvolvimento do curso.

O presidente do Confea, que abordou o tema "A engenharia sob nova realidade", comentou que a realidade é dinâmica e absorvedora de profissionais. "Parte do princípio de que não existe na história da humanidade nenhum país que se desenvolveu sem intensiva aplicação do que se poderia chamar de Engenharia, na época. Não existe desenvolvimento em nenhuma nação que não passe obrigatoriamente por esse setor", observou.

De acordo com Lang, da era agrária à era do conhecimento, o grande diferencial hoje é a informação. Ele destacou também a tendência de uma nova concepção de empresa pequena e diversificada voltada a diferentes tamanhos de mercado, com emprego de tecnologia altamente qualificada. Na sua opinião, as faculdades, além do compromisso com a formação do saber, devem se voltar para a pesquisa e o conhecimento. "O professor também é um estudante e precisa estar treinado para as inovações, em especial, na área da Engenharia da Computação, considerada de alta velocidade", explicou. O presidente do Confea enfatizou que os alunos devem se preocupar com o aprendizado constante. "Hoje não basta ser bom, tem que ser ótimo. Não existem mais fronteiras para a competição. Qualidade é algo a ser perseguido constantemente", frisou.

O engenheiro também acha fundamental que as faculdades pratiquem a metodologia de pesquisa para que os futuros engenheiros tenham maior vínculo com o ambiente científico e tecnológico. Na sua opinião, compromissos éticos, sociais e com a ciência e a tecnologia devem integrar um pacto profissional que contribuirá para a promoção da responsabilidade social.

Profissão - Além de Lang, o presidente do Crea-DF, Alberto Faria, integrou a mesa de debatedores. Faria avaliou o Seminário como uma oportunidade para se discutir o papel do engenheiro no contexto das novas demandas de mercado, estimulando o debate com relação ao perfil do profissional que as escolas estão formando. O arquiteto falou sobre o papel do profissional do século XXI frente a alguns conteúdos históricos com as questões que são colocadas hoje, como a demanda relativa à desregulamentação das profissões no contexto da sociedade de consumo e mudanças no sistema.

Também participaram dos trabalhos o coordenador do curso de Engenharia da Computação do UniCeub, Abiezer Fernandes; o diretor da Faculdade, José Pereira da Luz Filho e a pró-reitora acadêmica, Elisabeth Lopes.

O curso de Engenharia da Computação do Uniceub, com duração de cinco anos, formou a primeira turma este ano. O Seminário de Engenharia da Computação, evento inédito promovido pela instituição, destina-se aos alunos e aos estudantes do ensino médio que se interessam pela profissão.


Confira a programação da 1ª Semana de Engenharia da Computação do Centro Universitário de Brasília

Dia 21 de outubro, das 19h15 às 22h30, nas salas do bloco 9

Quatro palestras simultâneas em quatro sessões.


sala 1 - Palestra sobre o tema do seminário sob a ótica do Crea-DF
sala 2 - Palestra sobre a IEEE
sala 3 - Palestra sobre o tema do seminário sobre a ótica da SBC
sala 4 - Palestra sobre o tema sob a ótica de consultor externo

Destinada apenas a estudantes do segundo grau:

sala 5 - Palestra sobre a profissão do engenheiro de computação para potenciais estudantes que farão vestibular no final do ano (com a participação dos principais colégios de Brasília)

Visitação dos alunos aos laboratórios de engenharia e informática

sala 6- Estande de material técnico do Sistema Confea/Crea
sala 7 - Estande de material técnico da IEEE e inscrições para afiliação
sala 8 - Estande de material técnico da SBC e inscrições para afiliação
sala 9 - Estande da biblioteca com os livros mais atuais trazidos por livreiros - oportunidade de professores e alunos solicitarem novas e modernas bibliografias
sala 10 - Melhores trabalhos de alunos de engenharia

Dia 22 de outubro, das 19h15 às 22h30, no auditório do bloco 8

Apresentação de todos os projetos finais que serão submetidos à banca examinadora em dezembro de 2004.

Encerramento do Seminário

Adriana Baumgratz - Da equipe da ACOM