II Prêmio Confea de Jornalismo amplia participação por categorias

Brasília (DF), segunda-feira, 18 de outubro de 2004.

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vão premiar os melhores trabalhos na área jornalística voltados à produção de matérias que tratem do tema "Exercício Profissional e Cidades Sustentáveis". As inscrições para o II Prêmio Confea de Jornalismo já estão abertas e prosseguem até 31 de janeiro de 2005.

Em 2003, na primeira versão, sete jornalistas foram premiados. O concurso, porém, teve formato diferente. Concorreram apenas reportagens publicadas em veículos impressos, em categorias divididas conforme a natureza do assunto. Desta forma, houve um vencedor para cada tema, entre engenharias, agronomia, geologia, geografia e meteorologia. O assunto arquitetura, no entanto, registrou um empate. As duas primeiras colocadas dividiram a premiação.
Nessa segunda edição, serão contempladas, além da mídia impressa, mídia televisiva, rádio, internet e fotografia. O primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 5 mil, troféu e diploma de participação. Poderão participar do concurso todos os profissionais com diploma de nível superior, associados em sindicatos filiados à Fenaj, em pleno gozo de seus direitos profissionais e em dia com as contribuições sindicais. Concorrerão matérias e fotos publicadas no período de 1º de janeiro de 2004 a 31 de janeiro de 2005, em jornais, revistas e internet e veiculadas em TVs e rádios da imprensa local, regional e/ou nacional. Não participarão matérias e fotos publicadas somente em veículos institucionais, em âmbito restrito de empresas ou limitadas apenas a uma organização.
O Prêmio tem como objetivo contribuir para um amplo debate na sociedade que vise a busca de soluções conjuntas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, destacará a relevância das atividades voltadas à área da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia na vida econômica, política e social do país.

A seleção dos trabalhos jornalísticos, que enfocará a produção e veiculação de matérias voltadas para essa questão, pretende estimular ainda mais a discussão sobre o conceito de sustentabilidade. A meta é a promover, por meio de um esforço conjunto, a divulgação de iniciativas e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, para que o país venha a atingir sua ecoeficiência.

As matérias devem mostrar de que forma engenheiros, arquitetos, geógrafos, geólogos, agrônomos, enfim, os profissionais da área tecnológica intervêm ou podem intervir para a construção de cidades sustentáveis.

Inscrição - A inscrição é individual e deverá ser feita pelo candidato ao Prêmio, que somente poderá participar com um trabalho em cada categoria, indicando a categoria a que concorre na ficha de inscrição e no envelope de endereçamento. O edital do concurso e o modelo padrão da ficha, que deverá ser impressa, preenchida e enviada com a documentação e o trabalho, encontram-se à disposição na página inicial deste site.

Os trabalhos realizados em equipe deverão ser inscritos em nome de um responsável ou autor. Os co-autores precisarão ser referidos e qualificados no campo próprio da ficha de inscrição. Também poderão ser feitas inscrições via postal, por Sedex, por meio de envelope lacrado.

Os interessados deverão enviar de ficha de inscrição, documentação e das cópias do trabalho completo para o Confea, aos cuidados da Comissão de Assuntos Nacionais - CAN, responsável pela organização do concurso para o seguinte endereço: SEPN 508, Bloco "B", Edifício Adolpho Morales de Los Rios Filho - CEP.: 70.740-542 - Brasília -DF, com as indicações "Prêmio Confea de Jornalismo" e da respectiva categoria: impresso (jornal/revista), TV, Rádio, Internet ou Fotografia. A data de postagem deverá ser até 31 de janeiro de 2005. Os nomes dos membros da Comissão Julgadora serão divulgados pela Internet, na página eletrônica do Confea, até o dia 15 de fevereiro de 2005.

A premiação ocorrerá no Seminário de Comunicação Social do Sistema Confea/Crea, em abril de 2005. Os resultados também serão divulgados nos sites do Confea e da Fenaj.

Primeira edição - No ano passado, dos sete vencedores, seis eram do estado de Minas Gerais: Rosa Maria Miguel Fontes, na categoria Engenharias, com a matéria "TV Digital Com as Cores de Minas", publicada no Jornal Estado de Minas em julho de 2003; Luiz Anselmo Ribeiro de Sá, na categoria Agronomia, com a matéria "Pesquisa realizada pelo Crea revela o mau uso da água na agropecuária do Nordeste" publicada no Jornal Noroeste de Minas, em setembro de 2003; Luiz Ribeiro dos Santos, com a série de matérias "Desvios no Rios São Francisco", na categoria Geografia, publicada no Jornal Estado de Minas, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2003; Fabrício Marques de Oliveira, com o trabalho "Bom tempo para a Meteorologia, na categoria Meteorologia, veiculada no Jornal o Tempo no mês de setembro de 2003; Fernando Albuquerque Miranda, com a matéria "Em busca de um tesouro Invisível", publicada também no Jornal O Tempo no mesmo mês que a anterior.

Na categoria Arquitetura, Maristela Machado Crispim, com a matéria "Alternativas para o centro antigo", publicada no Jornal Diário do Nordeste, em março de 2003, dividiu o prêmio com Adriana Jacob Carneiro, que escreveu "Urbanista da Província", publicada no Jornal Correio da Bahia, no mesmo mês.

Adriana Baumgratz - Da equipe da ACOM