Brasília, sexta-feira, 26 de julho de 2002.
Cerca de 18 parceiros já fecharam com o Sistema/Confea para a realização da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na bacia do rio São Francisco. Entre eles, Corpo de Bombeiros, Companhia Energética, Comando Geral da Polícia Militar, Delegacia Federal de Agricultura, Departamento Nacional de Pesquisas e Mineração (DNPM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Agência Nacional de Águas (ANA) e Movimento em Defesa do Rio São Francisco.
O lançamento oficial do projeto está previsto para o final de setembro. Estas e outras informações sobre a mega FPI foram expostas pelo presidente do Crea-PI, coordenador do projeto, eng. civil Marcelo Gonçalves Morais, na 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, realizada nos últimos dias 22 e 23 de julho em Manaus.
Marcelo Morais ressaltou que o lançamento será antecedido de uma ação piloto que ocorrerá no próximo dia 12 de agosto, nos municípios de São Roque de Minas, Pium-I e Várzea Bonita, em Minas Gerais. "A partir desta espécie de ensaio veremos qual a melhor metodologia a adotar", explicou.
Ele deixou claro que a FPI já existe há dez anos, a novidade é que essa será feita especificamente por todo o percurso do Rio São Francisco, com o objetivo de promover ações integradas de conservação e revitalização do velho Chico a curto, médio e longo prazo.
"Pretendemos detectar os problemas e apontar soluções, por isso a necessidade de uma parceria tão ampla. Cada instituição envolvida fará um relatório das suas observações após a ação. Estes relatórios serão reunidos nos Creas dos Estados, que farão a formatação de um relatório único a ser disponibilizado para todos os parceiros", esclarece o presidente. A ação envolve os Creas MG, GO, Al, DF, BA, PE e SE e será executada com parcerias nacionais e regionais.
O projeto está na fase de sensibilização de parceiros. Na manhã da última sexta-feira (26/07), Marcelo Morais, acompanhado do Gerente do Nudop, eng. Vinício Duarte Ferreira, visitou a Embrapa para exposição do projeto.
Os gerentes geral de informação tecnológica, Lúcio Brunale, e adjunto de organização de Informação, Eduardo Paulo de Morais Sarmento, foram muito receptivos à iniciativa. "Não há possibilidade da Embrapa ficar fora dessa ação", disse Brunale. Em breve será agendado outro encontro, dessa vez com a presidência da empresa para definir melhor essa participação.
Bety Rita Ramos - Da equipe da ACS
- Quem Somos
- O que fazemos
- Serviços
- Carta de Serviços
- Resoluções e Decisões Normativas
- Registro de Profissional
- Anotação de Responsabilidade Técnica - ART
- Registro de Obras Intelectuais
- Certidão de Acervo Técnico - CAT
- Registro de Atestado
- Registro de Entidade de Classe
- Registro de Instituição de Ensino
- Cadastro de Instituição de Ensino e seus Cursos
- Registro de Pessoa Jurídica
- Informe-se
- Fale Conosco
- Transparência e Prestação de Contas