Brasília (DF), quinta-feira, 13 de março de 2003.
Mostrar as interfaces do Sistema Profissional com a Secretaria e os projetos estratégicos do Confea relacionados à área de educação. Este foi o objetivo da visita que a comitiva de presidentes de Creas, conselheiros federais e o presidente do Confea, eng. Wilson Lang, fez ontem (12/03) à tarde ao Secretário Nacional de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação, professor Antonio Ibañez Ruiz.
Lang fez uma espécie de retrospectiva de todas as discussões nacionais das quais o Sistema participou nos últimos três anos como transposição das águas do Rio São Francisco, Acessibilidade, legislação dos agrotóxicos, crise energética, código de ética, entre outras. Ele deu ênfase ao programa de educação continuada e ao esforço pela definição de um mecanismo de concessão de habilitação profissional, um dos projetos estratégicos da Comissão de Exercício Profissional (CEP).
O presidente do Confea explicou ao secretário que todas as discussões do Sistema são feitas num amplo processo democrático, ou seja, com consultas aos profissionais nos Estados via Conselhos e Entidades Regionais, Nacionais, Coordenadorias de Câmaras Especializadas, enfim todos os fóruns e órgãos consultivos. Prática que muitas vezes torna o processo demorado, mas que tem como grande ganho uma posição bem fundamentada e que revela, de fato, o pensamento dos profissionais.
Ele citou como exemplo desse processo democrático, a definição do mecanismo de concessão da habilitação profissional, esclarecendo que o Sistema não pretende adotar um exame de ordem, como alguns conselhos já o fazem e outros estão passando a fazer, devido o mesmo não atender a complexidade característica do Sistema Confea/Crea, que trabalha com grande número de títulos profissionais, de variados níveis. "Esperamos ter até o final deste ano a definição do nosso modelo, que é uma exigência da sociedade", disse.
Lang falou ainda do acordo assinado com a Ordem dos Engenheiros de Portugal usando o provão como parâmetro para a creditação dos profissionais brasileiros naquele país, dos avanços nas negociações com os países que compõem o Mercosul e na busca de um projeto que dê condições do profissional circular horizontal e verticalmente no que diz respeito às suas atribuições.
O secretário questionou se o Sistema Confea/Crea está inserido nas discussões sobre as novas diretrizes curriculares. À resposta afirmativa do presidente do Confea, ele solicitou um documento que expusesse a opinião ou as opiniões - já que os Sistema é bastante amplo - e sugestões nessa questão -sobre esse assunto.
Ibañez também parabenizou o Sistema pela forma de trabalho e disse que o Ministro Cristovam Buarque pretende fazer uma reformulação para que haja maior participação da sociedade na área de educação.
Participaram da comitiva os presidentes dos Creas PA eng. agrônomo Antônio Carlos Albério, RS eng. agrônomo Gustavo Lange e DF arquiteto Alberto Alves de Faria, o vice-presidente do Crea-DF eng. agrônomo Kleber Souza dos Santos, o conselheiro federal e coordenador da CEP eng. mecânico Paulo Rangel, o presidente da Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior (ABEAS) Fernando Bermeguy e a gerente de relações institucionais do Confea, engª Carmem Eleonora Amorim.
Bety Rita Ramos
Da equipe da ACS