Crea-MA e Ibape-MA vão disponibilizar para o magistrado maranhense banco de dados de peritos e avaliadores habilitados em atuar em processos judiciais nas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia O lançamento da 61ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e a da Agronomia (SOEAA) e do 5º Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), realizado na noite do dia 04 de junho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), foi antecedido da assinatura de um convênio entre o Crea-MA, o Tribunal de Justiça, a Corregedoria Geral de Justiça e o Instituo Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape) do estado.
A partir dessa ação, o Conselho e o Ibape vão disponibilizar para o magistrado maranhense um banco de dados de peritos e avaliadores habilitados em atuar em processos judiciais nas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia. O Crea vai fiscalizar rigorosamente essa atuação. E Tribunal e Corregedoria vão exigir a habilitação no Crea para a realização dessa atividade, fechando o cerco.
Para o presidente do Crea-MA, eng. civil José Pinheiro Marques, a assinatura do convênio é uma iniciativa que vinha sendo construída há algum tempo e marca significativamente o trabalho que o Crea vem realizando a serviço da sociedade. "Com este convênio, deixamos claro que estamos à inteira disposição da justiça para garantir um serviço de qualidade à população".
A opinião de Pinheiro Marques foi reforçada pelo presidente do Confea, eng. Wilson Lang. "O convênio é a ação conjunta de instituições que têm interesse efetivo em colaborar com a sociedade, realizando um trabalho ancorado num conjunto de informações e no acervo técnico dos profissionais", disse.
Pelo Tribunal de Justiça do Maranhão assinou seu presidente desembargador Milson de Souza Coutinho, pela Corregedoria Geral de Justiça seu corregedor desembargador José Stélio Nunes Muniz e pelo Ibape, seu presidente eng. civil René Bayma Filho.
Bety Rita Ramos - Da equipe da ACOM