No Crea-Minas, Coordenadoria de Apoio à Comunidade ampara o consumidor

Belo Horizonte, 16 de março de 2012

A Coordenadoria de Apoio à Comunidade foi criada, de forma pioneira, no ano de 2002, a fim de pacificar as relações consumidor/empresa no âmbito da Engenharia. Os serviços prestados pelo setor são voltados para a mediação e conciliação de conflitos entre a sociedade, de forma geral, e profissionais ou empresas registradas no sistema Confea/Creas. Os embates são gerados, na maioria das vezes, por reclamações de serviços contratados e não cumpridos, sinistros provocados por construções vizinhas e incidentes provocados com vizinhos, por imprudência na execução de obras. 

Quando procurada, a Coordenadoria atua no sentido de pacificar as relações entre reclamado e reclamante, possibilitando assim o acordo entre as partes. Isto pode evitar um eventual desgaste judicial, que costuma ser dispendioso e demorado. Vale lembrar que as decisões cabem aos envolvidos, atuando a Coordenadoria apenas facilitadora do acordo. 

Para quem precisa de ajuda, acionar a Coordenadoria de Apoio à Comunidade é simples, basta se dirigir diretamente ao Crea-Minas, sem a necessidade de um advogado, relatando por escrito, de forma clara, os fatos conflitantes ou geradores de dúvidas, não deixando de mencionar nome do reclamando, endereço completo, email, telefone, dados conhecidos do profissional/empresa, assinar e anexar à solicitação toda documentação disponível.

O engenheiro civil e agrimensor, Marcos Campolina, responsável pelo setor, aponta a Coordenadoria como uma das faces humanitárias do Crea-Minas, que recepciona a aflição da sociedade em relação a incidentes causados por falta do profissional habilitado, ou pela imperícia de profissionais sem adequada qualificação. “Através da Coordenadoria, percebo que a população está carente de amparo e informação. Recebemos reclamações de várias naturezas, algumas, inclusive, nem são da competência do Crea-Minas, mas nunca deixamos que as pessoas saiam daqui sem um encaminhamento”, conclui. 

As denúncias poderão ser enviadas pelo correio ou protocoladas diretamente nas unidades de atendimento do Crea-Minas:

Av. Álvares Cabral, 1.600, bairro Santo Agostinho 
CEP: 30.170-001 Belo Horizonte-MG
Email: comunidade@crea-mg.org.br
Fone: 0800-031-2732

Leidiane Vinhal
Assessoria de Comunicação do Crea-MG