Morre em Campo Grande José Francisco de Lima, ex-presidente do Crea-MS

Brasília, 10 de junho de 2021.

“A liderança, a integridade e a atuação de José Francisco de Lima no Sistema Confea/Crea são conhecidas e foram reconhecidas em 2017, quando recebeu a Medalha do Mérito”, lembrou Joel Krüger, engenheiro civil que preside o Confea, ao lamentar o falecimento do engenheiro e professor, aos 69 anos, ocorrido ontem, terça-feira (9/6), em Campo Grande (MS), por complicações da Covid-19.

José Francisco de Lima, ex-presidente do Crea-MS

Conselheiro de 1984 a 1987 e de 2003 a 2005, presidente do Regional de 1988 a 1990, professor e líder classista, a história de Zé Francisco, como era chamado, foi registrada no Livro Láurea ao Mérito de 2017, publicado pelo Confea. 

Enquanto presidente, criou inspetorias, expandindo a presença do Sistema Confea/Crea, e relembrava com orgulho “que o Estado foi o primeiro a adotar, mesmo com muitas críticas e resistências, o receituário agronômico”, anos mais tarde tornado obrigatório em todo o país. 

Engenheiro civil pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) em 1976 e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2002, Zé Francisco também foi empresário e tinha como hobby ser “jipeiro”, que para ele: “não entra na terceira idade, vive a segunda infância”. 

Engenheiro projetista de estruturas de concreto armado e protendido, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Zé Francisco fundou a empresa a JF Engenharia de Estruturas Ltda., e presidiu a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande/MS (AEACG).

Ao se solidarizar à família, à direção e à equipe do Crea-MS, Krüger destacou a trajetória de José Francisco de Lima: “marcada pela disposição em valorizar a profissão por meio do ensino e da fiscalização do exercício profissional”. 

Nascido em Sorocaba (SP), em 15 de julho de 1952, Zé Francisco deixa a esposa Nágila, os filhos Elói, Karina e Lisa e os netos Gabriel e Elói.

Velório e sepultamento serão realizados em Campo Grande, no Cemitério Parque das Primaveras, das 14h às 16h. 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea