Moradores de vila do Maranhão recebem capacitação para cultivo de hortas domésticas

Brasília, 19 de janeiro de 2007

Cerca de mil pessoas serão capacitadas este ano pela Prefeitura de São Luís em cursos básicos de horticultura doméstica, para que possam construir e manter hortas em seus quintais para consumo de suas famílias e ainda comercializar o excedente. O primeiro bairro a receber a capacitação será a Vila Embratel, no período de 29 janeiro a 2 de fevereiro, com 30 alunos. Só nas comunidades da área Itaqui Bacanga serão formados 50 grupos de horticultores com cinco pessoas cada e de famílias diferentes.

O curso, coordenado pela Secretaria Municipal Extraordinária de Segurança Alimentar, fornece certificado e material didático elaborado por alunos de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e os estagiários da secretaria, Nadson de Carvalho Pontes e Delineide Pereira Gomes, que também irão ministrar o curso e assistir os comunitários.

A capacitação compreende as etapas de escolha do terreno, preparo do solo, das sementeiras e das mudas, plantio e colheita. "Durante esse período os comunitários recebem visitas sistemáticas dos estudantes de Agronomia para acompanhamento direto, quando recebem orientações, tiram suas dúvidas e aprendem a cuidar de suas hortas, tornando-se independentes", esclarece o coordenador do Setor de Hortas da secretaria, Ewir Serra Caldas. As hortaliças cultivadas são: alface, couve, pimentão, berinjela, cebolinha, tomate, coentro, jongome, maxixe, cenoura, quiabo e pepino.

A secretaria já desenvolve trabalho com as comunidades e o pré-requisito para participar da capacitação na área de horticultura doméstica é já ter participado do curso de “Boas Práticas de Fabricação” oferecido pelo órgão em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), onde as pessoas aprendem a manusear os alimentos e a utilizar as hortaliças. Todo o material utilizado para a construção da horta, desde o material didático, adubo, sementes e defensivos orgânicos será fornecido pela Prefeitura.

Fonte: Badauê Online