Ministro Furlan entrega Medalha do Conhecimento

Brasília, 30 de agosto de 2005

Um estímulo e reconhecimento ao empreendedorismo e à capacidade de inovação dos empresários brasileiros. Foi entregue, nesta terça-feira, em Brasília, a Medalha do Conhecimento, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com apoio do Sebrae e da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A entrega contou com a presença do vice-presidente da República, José Alencar, e dos ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Inovação
A Medalha do Conhecimento foi criada no ano 2000 e, desde 2003, é concedida todos os anos, sempre como um incentivo ao desenvolvimento tecnológico do país. “O empreendedorismo é tratado como questão de estado por este governo. Não existe desenvolvimento possível sem inovação, e não há inovação sem espírito empreendedor”, definiu o Luiz Fernando Furlan, pouco antes de fazer a entrega das medalhas.

Este ano, foram escolhidos dez empresários, executivos da indústria e gestores da ciência e tecnologia. As indicações são feitas por instituições empresariais, sindicatos, profissionais, universidades, centros de pesquisa e instituições que atuam na área tecnológica.

Indicação

Um dos agraciados foi indicado pelo Confea. É o Eng. Civil Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. Paraibano de Campina Grande, Lynaldo formou-se em engenharia Civil pela Universidade Federal, onde mais tarde se tornaria professor titular e chefe do Departamento de Estrutura e Construção e Diretor da Escola Politécnica. Foi reitor da UFPB em 1977 e presidente do CNPq de 1980 a 1985. Hoje, é secretário executivo da Associação Brasileiras das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Industrial (ABIPTI).

Na ocasião, Lynaldo agradeceu a iniciativa do Confea em indicá-lo para o prêmio. “Estou muito satisfeito com esta homenagem. Completo 50 anos de profissão e este é um reconhecimento enorme, não só para mim, mas para toda a comunidade acadêmica que luta pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, comemora.

Exemplo

O presidente do Confea, Eng. Wilson Lang, prestigiou a entrega e aproveitou para parabenizar cada um dos vencedores. “Este prêmio sinaliza a existência de uma prática crescente no país: a do reconhecimento da prática empreendedora. Sem dúvida, o Brasil precisa se inspirar nestes exemplos para multiplicar seus empreendedores”, ressaltou Wilson Lang.

A questão do empreendedorismo é, aliás, prioridade para o presidente do Confea. Tanto que dentro da agenda estratégica do conselho está a valorização da educação continuada.

Curso à distância
O Confea vai lançar, ainda este ano, um curso de empreendedorismo à distância. A iniciativa tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Sebrae. A idéia é capacitar os profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea por meio da Internet.

O curso a distância será voltado ao empreendedorismo tecnológico, e terá duração de três meses em 60 horas/aula. A previsão é que, até outubro, as primeiras turmas já comecem a estudar.

De acordo com a organizadora do curso, Deodete Packer Vieira, consultora da Presidência do Confea, a iniciativa deverá beneficiar inicialmente cerca de 50 mil profissionais. “É uma prioridade do presidente Lang resgatar o papel de inovação que os profissionais da área da tecnologia têm na sociedade. Estes profissionais devem ser agentes de mudança, de transformação. Quanto mais empreendedores eles forem, melhor para o Brasil”, finalizou Deodete.

Confira a lista dos agraciados pela Medalha do Conhecimento 2005:

  • Empresários

Boris Botler
Diretor da Endoview

Hélio Santos de Oliveira
Sócio-diretor da Politec

Magrid Teske
Fundadora e proprietária da Herbarium  Laboratório Botânico Ltda.

Miguel G. Krigsner
Fundador e presidente de O Boticário

Paulo Guilherme Aguiar Cunha
Presidente do Grupo Ultra

Raul Anselmo Randon
Diretor-presidente da Randon Participações S.A.

  • Gestores da área de Ciência e Tecnologia

Lynaldo Cavalcanti Albuquerque
Secretário executivo da Associação Brasileiras das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Industrial  - ABIPTI

Waldimir Pirró e Longo
Conselheiro da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica  FUCAPI

  • Executivos

Fernando de Castro Reinach
Diretor-executivo da Votorantin Novos Negócios

Maurício Novis Botelho
Presidente da Embraer



Sandro Farias
Da equipe da ACOM