Ministério do Turismo dará apoio à WEC

 Brasília, 26 de junho de 2006

"Túlio mostra material de divulgação ao minstro"
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, recebeu hoje, 26 de junho, o presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, e outros representantes do comitê organizador da WEC 2008 (Convenção Mundial de Engenheiros, em português). O evento reunirá engenheiros de todo o mundo em Brasília. Na reunião, o ministro se comprometeu a receber, em um dos dias 18 ou 19 de julho, representantes do comitê internacional responsável pela organização.

Estarão em Brasília, nessa data, os presidentes da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (FMOI), Kamel Ayad, da Tunísia; e do Conselho Consultivo Internacional (IAB), José Medem, da Espanha; além do assessor para organização da WEC, Peter Hermann, da Alemanha. “Antes de assumirmos o ministério, o Brasil era o 21º país em eventos internacionais. Hoje é o 11º, além de ser o 8º em presença de estrangeiros”, lembrou Mares Guia. Ele reconheceu a importância do evento e solicitou, inclusive, que seu chefe de gabinete tentasse marcar uma audiência para que presidente Luís Inácio Lula da Silva recebesse os organizadores.

Além da importância que o evento terá para os profissionais da área tecnológica, sobretudo os brasileiros, o ministro destacou o papel fundamental em termos turísticos. “Cada evento como esse tem o importantíssimo papel de divulgar o país no exterior. Hoje, apenas 0,6% das pessoas que fazem viagens internacionais visitam o Brasil. Temos um potencial muito maior do que esse”, ressaltou o ministro, que tem formação em engenharia química. Ele lembrou que Brasília está próxima de vários destinos turísticos muito procurados por estrangeiros, e sugeriu que fossem feitos vários pacotes para oferecer aos visitantes.

O presidente Marcos Túlio mostrou o material de divulgação da WEC e ressaltou que está sendo articulada com os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, uma feira internacional de inovação tecnológica. O eng. Wilson Lang, ex-presidente da casa, sublinhou que o grande objetivo do evento é determinar a pauta de discussão da tecnologia no mundo. “Queremos que essa discussão tenha uma conexão com a nossa política de governo”, ressaltou Lang. Ele iniciou, em sua gestão, as articulações para que o evento fosse realizado no Brasil. A Convenção Mundial está em sua terceira edição e foi realizada anteriormente na Alemanha a na China.

"Lang, Bubach, Túlio, o Ministro, Lélia e Moura"
Pensar o Brasil  o presidente Marcos Túlio convidou dos Mares para participar da Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, cuja 63ª edição, fará parte de um projeto maior, com o mote “Pensar o Brasil”. Seu objetivo é o de construir, em conjunto com os representantes da área tecnológica e a sociedade, um projeto de desenvolvimento sustentável para o país. O evento será realizado paralelamente a uma feira de inovação tecnológica. Ele pretende reunir cerca de 2500 profissionais e 800 estudantes ocorrerá nos dias 20 a 24 de agosto em Maceió (AL).

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Confea, eng. Paulo Bubach; a presidente do Crea-DF, eng. Lélia Sá; o gerente de relações institucionais do Confea, René Bayma Filho; o chefe de gabinete, Luiz Zigmantas, e o presidente do Clube de Engenharia e vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), Carlos Roberto Moura.

Por Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea