A meta é a fiscalização inteligente, diz titular da Engenharia Elétrica 

Brasília, 4 de março de 2021.

Fiscalização inteligente e preventiva para conter a pandemia e evitar acidentes é a prioridade do eng. eletric. Rogerio Moreira Lima à frente da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica dos Creas (CCEEE) em 2021. Para ele, é fundamental uniformizar procedimentos, fazendo com que o Confea e os Creas atuem em conjunto nesse sentido. Essa é a solução apontada por ele na entrevista a seguir.

Mestre e doutor em Engenharia Elétrica (Eletromagnetismo Aplicado/Radiopropagação  - Telecomunicações) pelo Instituto Militar de Engenharia e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, respectivamente, Moreira tem experiência nas áreas de redes de comunicações móveis e sistemas de rádio. Além de conselheiro no Crea-MA, atualmente é professor na Universidade Estadual do Maranhão. 

Confea – Dos assuntos tratados no 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, quais os que predominam no plano de trabalho da coordenadoria? 
Rogerio Moreira –
Novas Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias; atribuições profissionais, de acordo com o artigo 25 da Resolução nº 218/1973 e os artigos 2º e 5º da Resolução nº 1.073/2016; e ensino a distância no grupo Engenharia, na modalidade Eletricista. Fiscalização de provedores de internet, da rede de transmissão de energia elétrica e do salário mínimo profissional, conforme Resolução nº 397/1995, do Confea. Revisão do artigo 17 da Resolução nº 1.121/2019, que dispõe sobre registro de pessoas jurídicas nos Creas. Também está no plano de trabalho contato com Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica]. Ao eng. eletric. Sandoval Feitosa, diretor da Aneel, já foi feito convite para participar da próxima reunião da CCEEE, programada para maio.


Confea – Entre os itens prioritários, como o senhor pretende coordenar o trabalho, lembrando que o plenário do Confea já estabeleceu as diretrizes e assuntos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas -  entre eles educação a distância, análise curricular e levantamento de títulos profissionais do Sistema Confea/Crea? 
RM –
Enviar para cada coordenador regional o modelo de proposta da CCEEE, as Resoluções nº 218/1973 e 1.073/2016 e a Tabela de Títulos Profissionais. Encaminhar também a  Resolução nº 2/2019-MEC/CNE/CES, a Lei nº 13.425/2017 e o parecer CNE/CES nº 948/2019-MEC/CNE/CES. Vamos solicitar orientações à Procuradoria Jurídica do Confea para que, com base normativa e legal, possamos avançar nos trabalhos.


Confea – Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?
RM –
Orientar o foco em fiscalização inteligente e serão feitos pedidos de informação relativos às restrições sanitárias.


Confea – No final de sua gestão à frente da coordenadoria, qual a marca que pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?
RM –
Fiscalização preventiva e uniformidade nos procedimentos, fazendo com que o Sistema Confea/Crea aja em conjunto.

 

Rogerio Moreira foi eleito durante o 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, realizado de modo semipresencial, em Brasília (DF), nos dias 11 e 12 de fevereiro. Ao longo do ano, ele irá trabalhar com o adjunto, eng. eletric. Petersonn Caparrosa (Crea-GO, 3º da dir. p/ esq.), na CCEEE, cuja proposta de agenda de reuniões é a seguinte: 17 a 19 de maio e 4 a 6 de agosto em Brasília (DF); e 14 a 16 de novembro em Florianópolis (SC)

 

Saiba mais sobre a CCEEE assistindo à #TVConfea:


 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro e Thiago Alves/Confea