Marcos Túlio participa de encontro que reúne parceiros por um Brasil sem fome

Brasília, 29 de junho de 2006

O presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, participou na manhã de hoje, 29 de junho, da abertura do encontro “Parcerias por um Brasil sem fome e mais justo – Responsabilidade Social e Políticas Públicas de Desenvolvimento Social”. O evento foi realizado na sede da Confederação Nacional do Comércio, em Brasília.

Com a presença de empresários e representantes do governo federal, da primeira-dama, Marisa Letícia da Silva - presidente de honra da ONG Fome Zero -, dos presidentes da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho e da Pastoral da Criança, Zilda Arns, entre outros convidados que lotaram o auditório da CNC, o evento leva a assinatura do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome e da Unesco e teve ainda a participação da atriz Zezé Mota como mestre de cerimônia e da poeta Elisa Lucinda.

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, aproveitando um verso de um poema de Eliza que diz “fome é um apetite sem esperança”, afirmou que “o evento celebra a conquista e a busca constante de novos horizontes sem perder a perspectiva de melhorar a vida da população de baixa renda e manter vivo o sentimento de pátria”. E a pátria, destacou, “tem que cuidar de seus filhos com direitos e oportunidades”.

Para o ministro, o estado tem que ser um agente do desenvolvimento. “A integração de políticas públicas promovida pelo governo Lula, disse, beneficia os pobres. O Bolsa Família alcança 11 milhões de famílias, e esse programa reforça o que trata da erradicação do trabalho infantil que por sua vez se soma ao que combate à exploração sexual infantil”.

Patrus reconhece que o valor do Bolsa Família “está aquém do ideal” mas afirma que o programa faz com que 94% das crianças carentes tenham três refeições diárias, “além de produzir impactos positivos na economia”.

Engenharia e Arquitetura Públicas – Marcos Túlio participou do encontro “Parcerias por um Brasil sem fome e mais justo”, acompanhado do deputado federal Zezéu Ribeiro (PT-BA). O parlamentar, por sua vez, logo no início da manhã, visitou os conselheiros federais reunidos para o segundo dia dos trabalhos da sessão plenária 1334. Ele falou sobre o projeto de lei de sua autoria e que trata de conceder assistência técnica gratuita nas áreas de engenharia, arquitetura e agronomia para famílias de baixa renda.

O projeto, sob o número 6981, tramita na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados e, segundo Zezéu, já recebeu parecer favorável da relatora Marinha Raupp (PMDB-RO).

Por Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea