Marcos Túlio fala da importância dos profissionais do Sistema na posse do presidente do Crea-SC

Florianópolis, 24 de janeiro de 2006

Na última sexta-feira (20), o presidente do Confea, Eng. Civil Marcos Túlio de Melo, participou da cerimônia de posse do presidente do Crea-SC, Eng. Agrônomo Raul Zucatto e da nova diretoria do Conselho Regional. No evento, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, o presidente do Confea aproveitou a presença de profissionais, dirigentes de entidades e autoridades municipais e estaduais para convidá-los a buscar a devida valorização e remuneração dos profissionais e das equipes técnicas das áreas vinculadas ao Sistema Confea/Crea. “Sem equipes técnicas adequadas a engenharia, a arquitetura e a agronomia não conseguirão alavancar o crescimento do município, do Estado e do País”, destacou.

Marcos Túlio também enfatizou que o Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento sustentável e que os Conselhos Federais e Regionais precisam ter mais participação nos debates sobre a formação profissional. “É preciso resgatar também as instituições de pesquisa científica e tecnológica, pois sem isso não há desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Outro ponto destacado foi a urgência da recuperação da infra-estrutura brasileira. “É preciso que haja investimentos não apenas no transporte rodoviário, mas em todas as áreas da infra-estrutura, para que não aconteça, por exemplo, mais um apagão de energia para atrasar o desenvolvimento social”, disse Marcos Túlio.

O presidente também falou sobre a importância dos investimentos em saneamento e habitação e da participação das entidades de classe e instituições de ensino no debate das políticas públicas nacionais. “Precisamos assumir a responsabilidade de conduzir o País e os profissionais ao caminho que queremos”, declarou.

Raul Zucatto, que recebeu o cargo do Eng. Civil Celso Ramos da Fonseca, disse que pretende buscar a participação de todos no crescimento do Confea e do Crea. O novo presidente do Crea-SC também afirmou que vai investir na integração da entidade com instituições de ensino, além de destinar 10% da receita líquida anual do Conselho Regional para programas de aperfeiçoamento dos profissionais do Sistema e fortalecer a interiorização e descentralização da entidade.

Cinthia Adruchak