Maranhão prepara-se para o 6º CNP

São Luís, 12 de março de 2006

O governador do Maranhão, Jackson Lago, foi convidado para prestigiar a solenidade de assinatura de convênio entre o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) e a Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima) na segunda-feira, dia 12, às 9h, na sede do Conselho. O compromisso visa à realização do 6º. Congresso Estadual dos Profissionais (CEP), que este ano será realizado no Palácio Henrique de La Rocque, nos dias 19 e 20 de abril, simultaneamente com os Escritórios da Univima no Estado onde existem também as Inspetorias Regionais do Crea.

Esta é a primeira vez que a instituição firma convenio com o Governo do Estado, por meio da Univima, para a realização de um evento dessa natureza. O reitor da Univima, Othon de Carvalho Bastos, ressaltou que a universidade, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (SECTEC), tem como princípios a democratização do acesso à educação à distância, a integração entre ensino, pesquisa, extensão e tecnologia e sua articulação com a sociedade no processo de construção do conhecimento e da cultura participativa. “A Univima conta com uma estrutura tecnológica avançada, com a convergência de mídias e sistemas de ensino descentralizados, o que inclui estúdios de gravação e edição, salas de videoconferência e laboratórios avançados de informática e de produção”, afirmou Bastos.

Pacto Profissional e Social
O 6º CEP, segundo o seu coordenador estadual, eng. civil Francisco José Albuquerque, que é superintendente do Crea-MA, tem por objetivos discutir as mudanças na legislação do Sistema Confea/Crea, com foco no desenvolvimento da engenharia no país. O chamado novo Pacto Profissional e Social será resultado de um esforço que começa em reuniões regionais, nas quais serão discutidas propostas a serem compiladas nessa 6ª edição do CNP.

Em São Luís, o encontro regional será nos dias 19 e 20 de abril. Para atingir os seus objetivos, disse Albuquerque, foram adotados eixos temáticos, diretrizes gerais e os princípios éticos estabelecidos no Código de Ética Profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

Durante o encontro serão escolhidos os delegados que participarão do Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), que acontece de 12 a 18 de agosto, no Rio de Janeiro, evento paralelo à 64ª. Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa) e à Feira Tecnológica. O evento servirá ainda para discussão e aprovação de propostas, que resultará na Carta de São Luís, a ser apresentada no 6º. CNP.

Mata Roma
Assessoria de Comunicação do Crea-MA