Livro Patrimônio Geológico Paulista é lançado com patrocínio do Confea

Brasília, 12 de novembro de 2021.

Com patrocínio do Confea, a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep) apresenta ao público geral o patrimônio geológico do estado de São Paulo. Na publicação, o leitor encontrará conhecimento técnico-científico traduzido em linguagem de fácil entendimento e, assim, poderá compreender e se encantar com a diversidade de 50 sítios geológicos.

Confira o lançamento do livro “Patrimônio Geológico Paulista” e a palestra da autora

Professora Maria Glória Motta Garcia discorreu sobre o principais temas do livro de sua autoria, na live de lançamento

De acordo com o presidente do Confea, divulgar este estudo acerca do valor científico, cultural e educativo dos sítios geológicos visa contribuir para ampliação da consciência coletiva sobre como esses patrimônios devem ser monitorados e protegidos enquanto recursos naturais não renováveis. “Não se trata apenas de preservar belas e raras paisagens. A geoconservação é mais do que isso: é garantir que rochas, fósseis e solo, por exemplo, continuem testemunhando a origem e a evolução do planeta”, frisa o eng. civ. Joel Krüger na apresentação do livro, ao incentivar a divulgação científica. “Sensibilizar a sociedade para esta temática é, certamente, estimular atitudes mais cidadãs e, por consequência, impulsionar o desenvolvimento sustentável”, complementa. 

Ainda na avaliação do presidente, produções editoriais como esta permitem que a população se aproxime das geociências e passe a perceber a relevância das atividades desempenhadas pelos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, seja em pesquisas, sistematização de informações, descobertas ou preservação dos elementos da natureza. “Neste segmento de geossítios, os geólogos fazem entregas significativas ao estudar a Terra, sua composição, estrutura e processos que deram origem ao seu estado atual”, salienta no texto de abertura da obra patrocinada. 

De autoria da professora Maria Glória Motta Garcia, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP), o livro Patrimônio Geológico Paulista: uma viagem pelo tempo geológico em 50 geossítios é uma realização da parceria entre a Funep, a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), no IGc/USP e do Grupo Hereditas, com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Na live de lançamento, o apoio institucional foi salientado pelo presidente da Febrageo, instituição ligada ao Colégio de Entidades Nacionais do sistema profissional. “O Confea tem feito um excelente trabalho com investimentos em publicações e eventos pelo Brasil, nas áreas de Geologia, Agronomia, Engenharia, Meteorologia, Geografia e Tecnologia. A Febrageo e as entidades estaduais e fundações apresentaram mais de 20 projetos para o edital de patrocínio de 2022 e esperamos concretizar eventos e livros em parceria”, comentou o geol. e eng. civ. Fábio Reis. 

Na oportunidade, Reis anunciou que, além de ser distribuída para entidades do setor, a obra lançada fará parte do projeto A Geologia na Escola. A iniciativa visa distribuir 10 mil livros em escolas e universidades públicas até dezembro de 2022. “A campanha é para incentivar jovens a conhecer a Geologia e fazer cursos nesta área”, explicou, lembrando que outras duas publicações patrocinadas pelo Confea, que serão divulgadas no final deste mês, também farão parte do projeto. 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Febrageo