Lideranças do Sistema reconhecem sucesso do Preparatório de Manaus

Manaus, 16 de maio de 2017.

"Alessandro Machado"

A avaliação do Preparatório da Engenharia e da Agronomia, em Manaus, teve saldo positivo, com participação de 447 estudantes e profissionais da área tecnológica, além de 15 palestrantes especialistas em recursos hídricos ao longo dos três dias de programação. Durante o encerramento oficial do evento, o conselheiro federal Alessandro Machado que, na ocasião, estava representando o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, frisou que a atuação do Confea busca principalmente proporcionar a profissionais e estudantes das diversas modalidades da Engenharia e Agronomia  oportunidades ímpares de envolvimento em discussões de grande impacto para a sociedade, como é o caso do Fórum Mundial da Água de 2018. Ele também fez questão de parabenizar o Crea-AM pelo êxito do evento e a acolhida dispensada a todos os participantes.

"Carminda Pinheiro"

A representante do Crea Norte na mesa de encerramento, presidente do Crea-AC Carminda Luzia Silva Pinheiro, disse esperar que as questões levantadas durante os debates de Manaus e as propostas apresentadas possam ser levadas e analisadas pelo Fórum Mundial. “O Crea Norte está muito feliz pelo evento. Superou a nossa expectativa”, avaliou. 

Programação completa

Hotsite do evento

Álbum de fotos

Palestras

"Elias Lima"

O presidente do Crea-PA, Elias Lima, destacou a magnitude do evento e disse que o alto nível das discussões ocorridas deveriam balizar planejamento de órgãos governamentais. Lima aproveitou a oportunidade para convidar os profissionais para participarem da 74ᵃ Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que acontecerá de 8 a 11 de agosto, em Belém (PA).  

"Afonso Bernardes"

Conselheiro federal pelo Amazonas Afonso Bernardes ressaltou o alto nível dos palestrantes e afirmou ter certeza de que o Sistema Confea/Crea e Mútua dará exemplo para o Brasil e o resto do mundo pela natureza e relevância das propostas que estão sendo levantadas devem ser apresentadas no evento global. 

"Cláudio Guenka"
Anfitrião do evento, o presidente do Crea-AM, Cláudio Guenka fez questão de dividir o resultado positivo do Preparatório em Manaus com o Confea e os demais Conselhos da Região Norte, bem como com parceiros e entidades de classe envolvidas. “Quero externar meu sentimento de gratidão pela participação efetiva não somente dos profissionais do Amazonas, mas também de cientistas, pesquisadores, estudantes e pessoas de outras cidades, que contribuir conosco”.

Ele comemorou a decisão de realização de outro preparatório na região e destacou que “se trata da demonstração da capacidade do Creas do Norte em querer fazer o melhor para a Engenharia e Agronomia de nosso País”. 

Sistema Confea/Crea e Mútua deve ser  protagonista no Fórum Mundial da Água

"Horácio Figueiredo Júnior"

Finalizando o Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água em Manaus, o chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio Figueiredo, afirmou que não será possível realizar o Fórum sem a participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. "O Brasil está fazendo um esforço muito grande, inclusive financeiro para sediar a oitava edição do fórum e não será possível a realização do mesmo sem a participação dos engenheiros como protagonistas", disse, em tom de desafio aos profissionais presentes.

Horácio evidenciou ainda a relevância do evento para toda comunidade internacional. "O Brasil terá a oportunidade de compartilhar com a comunidade internacional a robustez do nosso arranjo institucional, com uma forte participação da sociedade civil, integrada, descentralizada e participativa. Será um momento em que teremos para elevar a água a um novo nível, um nível mais alto, chamando todas as partes interessadas para discutir a água não só como um elemento transversal, mas também como um elemento fundamental para o nosso desenvolvimento", finalizou.

Após a palestra, foi explicado que o Confea passará a disponibilizar no hotsite dos Preparatórios espaço destinado a profissionais e sociedade em geral, a fim de que possam ser encaminhadas propostas ao Fórum Mundial. 

 

Laila Moraes e Lisângela Costa

Edição: Julianna Curado

Equipe de Comunicação do Crea-RO, do Crea-AM e do Confea