Lideranças do Sistema Confea/Crea participam da mobilização do Movimento Engenharia Unida

Brasília, 25 de novembro de 2016.

"José Tadeu e os candidatos vencedores do pleito eleitoral: Evandro Martins (SC), Inarê Poeta (RO), Marcos Camoeiras (RR) e Ronald Monte (PI)"

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, participa, até sábado (26), do encontro nacional da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), em Barra Bonita (SP). Também participam os conselheiros federais eleitos Evandro José Martins  (SC); Inarê Poeta (RO); Marcos Camoeiras (RR); Ronald do Monte Santos (PI).

O encontro nacional ocorre no âmbito do “Movimento Engenharia Unida” de valorização dos profissionais da engenharia e visa unir as entidades ligadas aos engenheiros para debater a grave crise enfrentada pelo país, caracterizada por dois anos de recessão e desemprego elevado. O evento marca o início de uma mobilização nacional da categoria pela adoção de medidas capazes de fazer a economia voltar a crescer, gerando mais investimentos produtivos, oportunidades de trabalho e renda.

"José Tadeu discursando"


Em seu discurso, o presidente do Confea reforçou a importância da engenharia e de seus profissionais. “Esse encontro mostra a inserção profissional da engenharia também na política. Quando fazemos a leitura principalmente das grandes nações, vemos que elas saíram inclusive de guerras e se reergueram, hoje ocupando liderança, através da engenharia. São esses os profissionais que fazem com que qualquer país se desenvolva. No Brasil, que nunca na história passou por uma recessão tão forte, vamos virar o jogo”, disse José Tadeu.

O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, destacou a importância da engenharia para o país retomar o crescimento. “Precisamos posicionar as entidades e os trabalhadores na proteção e incentivo ao sistema produtivo, não podendo nos render ao setor financeiro. A agronomia de ponta desenvolvida por nossos técnicos tem sustentado nosso Brasil em momentos complicados e nos apresentado ao mundo por nossa inteligência e inovação tecnológica. Sabemos que os engenheiros e profissionais da área tecnológica têm um papel fundamental, juntamente com os governantes, empresários, instituições de ensino, jovens estudantes: ser os agentes transformadores para as mudanças necessárias à volta do crescimento e desenvolvimento”, afirmou Murilo.

Sobre a recém-criada Frente Parlamentar da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, Murilo destacou a importância de se amplificar a voz da profissão junto ao Congresso Nacional. “A frente é iniciativa do deputado federal Ronaldo Lessa, engenheiro, em parceria com a FNE e o Sistema Confea/Crea, e, reunindo diversas entidades e com a vontade política demonstrada nas falas dos parlamentares, faz acreditar que haverá importantes avanços para a área tecnológica, o que certamente resultará em conquistas para toda a sociedade brasileira, em busca de saídas da brutal recessão que nos assola”, considerou o presidente da FNE.

Durante os três dias do evento estão sendo realizados debates, como “Engenharia e desenvolvimento nacional: o protagonismo no enfrentamento da crise”;  “Economia no rumo do crescimento”;  “Preservação de direitos e valorização do trabalho”. Ao fim do evento, no sábado (26), será realizada uma plenária para a aprovação da “Carta de Barra Bonita”.

 

 

 

Veja as fotos no Facebook

 

 

 

 

 

Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-SP