Lang entrega propostas dos CEPs para Ministro das Cidades

Brasília (DF), quarta-feira, 24 de novembro de 2004.

Hoje de manhã, o presidente do Confea, eng. Wilson Lang, entregou ao Ministro das Cidades, Olívio Dutra, a sistematização das propostas resultantes dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), realizados em todo o país e que serão discutidas durante o 5º Congresso Nacional dos Profissionais, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na cidade de São Luis (MA), logo depois da 61ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia.

A entrega das propostas foi feita durante a abertura do Fórum Nacional de Desenvolvimento Urbano, evento diretamente ligado à temática dos CEPs e do 5º CNP, que é Exercício Profissional e Cidades Sustentáveis. "As propostas visam definir a forma de como a área tecnológica pode contribuir para a construção da sustentabilidade das cidades brasileiras", explicou Lang.

O Ministro agradeceu o esforço do Sistema Confea/Crea e aproveitou a oportunidade para confirmar sua presença no 5º CNP, onde irá proferir a palestra Sustentabilidade Ambiental e o Futuro das Cidades, dia 02 de dezembro. Através de saudação especial, dirigida ao presidente do Confea, ele fez ainda elogios a parceria que o Conselho vem desenvolvendo com o Ministério das Cidades.

No mesmo evento, Wilson Lang conversou com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. O ministro considerou a possibilidade de participar da 61ª SOEAA/5º CNP e realizar uma longa explanação sobre o projeto da transposição do Rio São Francisco, assunto já explorado pelo Fórum Temático do Sistema Confea/Crea em 2000. Com o governo Lula, o tema passou a fazer parte do debate nacional.

Manifesto de Apoio - Durante a abertura do evento, o coordenador do Fórum Nacional de Desenvolvimento Urbano, Orlando Júnior, leu um manifesto de apoio ao ministro das Cidades, Olívio Dutra e à sua equipe. O texto, assinado por entidades ligadas ao setor, informa que as pessoas que integram a equipe estão historicamente comprometidas com as propostas de buscar um novo desenvolvimento urbano, e deu provas de sua capacidade ao promover uma nova forma de fazer política. Além de integrar outros ministérios e setores que interagem na qualidade de vida da população. "É uma equipe que tem habilidade para dialogar e, diante dos boatos sobre demissão de ministros, queremos nos manifestar pela permanência deste pessoal. Assim o projeto poderá ser concluído", finalizou.

Transportes - Também na manhã de hoje, o presidente do Confea participou juntamente com o Diretor geral do DNIT, Alexandre Silveira de Oliveira e com presidente do Crea-AM eng. Afonso Lins, de uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Entre os assuntos conversados, a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho nacional sobre trens rápidos.

Bety Rita Ramos - Assessora de Comunicação