Lang discute empreendimentos agrícolas em audiência no BB

Brasília (DF), 10.06.2005

O presidente do Confea, eng. Wilson Lang, participou de uma audiência no edifício-sede dp Banco do Brasil S/A, na tarde de quinta-feira (09), com os diretores de agronegócios Darci Alcântara e Marcelo Malheros Guedes, Gerente de Divisão. O objetivo foi expôr as dificuldades encontradas pelos Creas na obtenção de dados relativos aos empreendimentos agrícolas financiados pelo banco. Para Lang, a cooperação entre o Confea e o BB é fundamental e contribuirá para a melhoria da fiscalização do exercício profissional nos empreendimentos agrícolas, conforme determina a Lei.

O engenheiro ressaltou ainda a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), como acervo profissional e garantia efetiva da participação profissional. Lang sugeriu que todos os engenheiros agrônomos da instituição registrem a ART de cargo e função, de acordo com previsão legal.

O presidente do Confea esclareceu também quanto aos trabalhos técnicos da área da agronomia desenvolvidos pelo Banco, quando da apreciação dos projetos agrícolas, o que caracteriza prestação de serviços a terceiros, previsto na Lei, bem como a possibilidade da instituição passar a exigir ART, no momento da apresentação dos projetos tanto pelos empreendedores, quanto pelas empresas credenciadas, sejam eles feitos por técnicos de nível médio agrícola ou engenheiro agrônomo, conforme o caso.

Os diretores demonstraram sensibilidade e interesse na solução das questões. Ao final do encontro, ficou agendada uma nova reunião que deverá occorrer nos próximos 30 dias para se discutir mais detalhadamente as questões abordadas pelo presidente.
 
Wilson Lang sugeriu a possibilidade de se fazer, a exemplo de outros órgãos públicos, um convênio de cooperação recíproca, entre o Banco do Brasil e o Confea. A iniciativa foi bem recebida pelos diretores.

Por Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM