José Trindade

Perfil

Localizada no Sul do estado de Sergipe, a cidade de Boquim é conhecida como “a terra da laranja”. Foi nessas terras que José Trindade nasceu e aplicou seus conhecimentos sobre fruticultura durante 40 anos de atividades profissionais, e onde também foi prefeito por duas vezes.

O mais velho de 20 irmãos, filhos de um casal de agricultores, José saiu de Boquim aos oito anos para estudar, mas cada vez que voltava de férias mais se identificava com a cultura local. 

Luzia Augusta Cruz Trindade, a segunda esposa por 22 anos e que lhe deu dois filhos, - outros dois vieram do primeiro casamento -  acredita que ter nascido em família de agricultores influenciou a opção por Agronomia. De sua personalidade, destaca que “ele adorava ajudar as pessoas a ponto de se esquecer dele mesmo. Enquanto prefeito, incentivou o desenvolvimento da cidade”.

Com atuação destacada em atividades de pesquisa em fruticultura com foco na citricultura, e trabalho reconhecido ainda em vida, José se tornou uma referência também para as futuras gerações, com a Medalha Mérito Citrícola José Trindade, criada após sua morte, ocorrida aos 72 anos de idade. 

 

Trajetória Profissional

 

Professor de Biologia e Ciências, e de Organização Social e Política do Brasil – 2º Grau, no Colégio Santa Terezinha, em Boquim (1977 e 1983-1984); Autor de inúmeras pesquisas, publicações, estudos técnicos e trabalhos científicos publicados,  entre eles,  “Cultura do Citros em Sergipe”, publicado pelo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Leste - Ipeal; “Principais pragas e doenças do Citros em Sergipe e seu Controle”; “Relato de Pesquisa do Citros em Sergipe”, trabalho apresentado no 2º Congresso Brasileiro de Fruticultura, Viçosa (MG); “Sugestões de Adubação para Pomares cítricos à base de trota de mamona”, e “Custos e Rentabilidade de um Viveiro Cítrico”, publicados pela Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário – Sudap; Gestor e diretor atuante no setor público, foi Chefe do Posto Agropecuário e também da Estação Experimental de Boquim; Prefeito de Boquim (1989-1992 e 1997-2000); Membro da Associação dos Engenheiros Agrônomos e da Associação dos Citricultores de Sergipe; Escolhido como Prefeito Criança, título dado pela  Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos  - Abrinq (2000); Presidente da Associação dos Citricultores de Sergipe  - Ascise; Reconhecido em vida pelos serviços prestados à citricultura sergipana, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro.