Joel Krüger volta à condução das sessões plenárias do Confea

Brasília, 21 de outubro de 2020

Joel Krüger retorna à condução dos trabalhos

Congratulações e agradecimentos marcaram a abertura da 1545ª Sessão Plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, a primeira após o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2020. Retornando à condução dos trabalhos, o presidente do Conselho, eng. civ. Joel Krüger, reeleito para o mandato 2021-2023, agradeceu aos profissionais que participaram da eleição e às lideranças do Sistema. “Vamos conduzir o próximo mandato com muita dedicação, muito empenho e muito trabalho”, disse.

Sessão foi parcialmente virtual

A Sessão Plenária foi realizada de maneira parcialmente virtual, em atendimento ao Decreto nº 41.214 do Governo do Distrito Federal, que autorizou, a partir de 6 de outubro, o retorno de eventos corporativos de até cem pessoas. Além de distribuição de máscaras aos participantes e aferição de temperatura antes do acesso ao Plenário, as cadeiras do estabelecimento foram reconfiguradas para manutenção do distanciamento de dois metros. “Tomamos todas as medidas de segurança para a realização desta Sessão Plenária. Peço a compreensão e o respeito de todos a esse regramento”, solicitou Krüger.

Veja o álbum de fotos das Sessões Plenárias de outubro de 2020

Eficiência energética em edificações
Os conselheiros federais e engenheiros eletricistas Daniel Sobrinho e José Miguel de Melo Lima representarão o Confea na Comissão de Partes Interessadas em Eficiência Energética em Edificações da Eletrobras. A indicação já havia sido analisada pela Presidência ad referendum e foi ratificada nesta manhã pelos conselheiros federais. A atividade principal da Comissão será desenvolver, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), um estudo que definirá o modelo compulsório de avaliação da conformidade de edificações quanto à eficiência energética no Brasil.

CEF realiza sorteio para relatoria de processo

Atividades
Ainda pela manhã, o coordenador da Comissão Eleitoral Federal, eng. agr. João Bosco, realizou sorteio de relatoria de processo eleitoral que recebeu recurso. A conselheira federal eng. pesca Alzira Miranda Oliveira foi a sorteada e deve apresentar seu relato até a tarde de sexta-feira (23/10). Antes do sorteio, os conselheiros federais e demais lideranças profissionais presentes fizeram suas comunicações e a Mútua apresentou seu relatório mensal. 

Avaliação de imóveis
Os pedidos de vista foram analisados à tarde, quando foi aprovado memorial técnico que defende ser competência das profissões da Engenharia e Agronomia as atividades de avaliação e perícia de imóveis urbanos e rurais. O documento demonstra a preocupação do Sistema Confea/Crea com o convênio celebrado entre o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração de normas técnicas relativas ao assunto. Isso porque, de acordo as entidades de Engenharia e Agronomia, avaliação de imóveis demanda habilitação profissional para garantir a segurança e proteção da sociedade, assim como a preservação do patrimônio público e privado. O memorial, que será encaminhado à ABNT, é assinado pela Associação Brasileira dos Engenheiros Civis, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas, Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia e Associação Brasileira de Avaliação e Perícia.

 

Beatriz Craveiro e Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: Tauã Alencar/Confea