Instituída Frente Parlamentar em defesa dos engenheiros, arquitetos e agrônomos

Salvador, 14 de julho de 2015.

Foi Instituída na manhã desta terça-feira (14) a Frente Parlamentar de Defesa da Engenharia da Câmara Municipal de Salvador. Presidida pelo vereador Léo Prates (DEM), o colegiado criado a partir de uma reivindicação da assessoria parlamentar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA), terá como objetivo discutir às demandas dos engenheiros, agrônomos e arquitetos nos nível técnico e superior no município.

Entre os pleitos para a categoria o vereador democrata destacou lutas, como: o reconhecimento da nomeclatura de engenheiros, agrônomos e arquitetos no quadro da prefeitura municipal, hoje os profissionais ocupam cargo de analista de operações. Outro ponto é a instituição de um plano de cargos e salários e a implantação da gratificação de responsabilidade técnica. “Precisamos valorizar essa categoria que teve um  papel preponderante nesse período de chuvas. Mesmo lutando por melhorias não em pensaram em fazer greve para ajudar a coletividade”, enfatiza.

O parlamentar destacou ainda a necessidade de realização de concurso público para preencher o quadro municipal que está com 45% do seu efetivo praticamente aposentado. “Discutiremos ainda na frente parlamentar a situação dos engenheiros contratados pelas empresas terceirizadas que prestam serviço a prefeitura. Devo muito à engenharia e lutarei incansavelmente pela valorização dessa profissão”, observa, destacando o aumento salarial concedido pelo prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto aos engenheiros e arquitetos lotados no município em mais de 100%.

"Presidente do Crea-BA, Marco Amigo (à esquerda)"

Representação 

O presidente do Crea-BA, Marco Amigo, disse que a Frente Parlamentar vai representar todas as profissões do Sistema Confea/Crea e espera que exista um diálogo entre o colegiado e as entidades de forma que a sociedade possa ser transformada. “A contribuição técnica especializada precisa ser levada em consideração nas decisões dos municípios. O projeto Salvador 500 anos vem num momento importante porque desenha uma visão coletiva daquilo que queremos para o futuro. Participaremos ativamente para que possamos bem servir a nossa sociedade, como está previsto na Lei 5.194/66, que regulamenta nossa profissão”, acrescenta.

A vereadora Cátia Rodrigues (PMN), que integra a Frente, mostrou-se empolgada com o colegiado que fará o que for possível para ajudar a cidade. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Guivaldo D'Alexandria Baptista destacou a importância do momento da instalação da frente  principalmente porque une as profissões. “Existem ruídos e discussões em torno do sombreamento profissional que devem ficar em segundo plano quando se existe uma luta maior pela melhoria das condições de vida da sociedade. A união entre as categorias é fundamental para a sobrevivência e para uma vida melhor”, destacou, chamando atenção para a importância do planejamento para que o país avance.

Ubiratan Félix, presidente do Sindicato dos Engenheiros, chamou a atenção para o fato de que no Brasil quem fiscaliza ganha mais do que quem executa.  “Conheço pessoas que deixaram a engenharia para ocupar funções públicas por questão salarial. É muito difícil ser engenheiro, devido à carga de cobrança e exigências que vão além da atribuição profissional”. Outro ponto destacado por Félix foi a participação do engenheiro na política. 

O presidente da  Associação de Servidores Engenheiros e Arquitetos do Município de Salvador (Asmea), Ronald da Silva, comemorou a instalação da Frente Parlamentar e afirmou que o colegiado será importante para fortalecer a luta da associação. “Hoje nos comunicamos melhor com  o município e isso tem refletido positivamente nas nossas ações profissionais em favor da cidade. Agradeço ao Crea-BA, ao Senge e ao Sindicato dos Arquitetos que apoiaram a nossa luta. Sem união não realizaremos conquistas para a categoria e para a cidade”, finaliza.


Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia de Salvador
Presidente: Léo Prates (DEM)
Vice-presidente: Paulo Câmara (PSDB)
2º Vice-presidente: Sílvio Humberto (PSB)
Secretário: Pedrinho Pepê (PMDB)

Membros:
Duda Sanches (PSD)
Euvaldo Jorge (PP)
Tiago Correia (PTN)
Paulo Magalhães Júnior (PSC)
Cátia Rodrigues (PMN)
Geraldo Júnior (SD)
Alemão (PRP)
Cláudio Tinoco (DEM)

Nadja Pacheco - Ascom do Crea-BA