Inicia amanhã em Itajaí, fiscalização do CREA-SC visando combate ao mosquito Aedes Aegypti

 “Vamos construir um ambiente livre do Aedes Aegypti” é o título da campanha de conscientização promovida pelo CREA-SC com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) e Governo do Estado de Santa Catarina. A campanha inicia no dia 16.02 em Itajaí e foca a divulgação de informações em meios digitais e impressos e ações de combate à proliferação do mosquito, sobretudo nos canteiros de obras. Para tal, serão realizadas fiscalizações orientativas nas construções com a participação de profissionais e fiscais do Conselho.

A ação visa à defesa da sociedade tendo em vista o aumento no número de casos de dengue em 2015 no estado, bem como o risco de introdução e disseminação de febre de chikungunya e zika vírus e suas complicações, tais como a microcefalia em recém-nascidos. Também estão programadas palestras nas regionais que abrangem os 28 municípios considerados pela DIVE como infestados pelo mosquito. A primeira palestra acontece em Chapecó no dia 22 de fevereiro, com apoio do Siticom e do Sinduscon. 

Os materiais trazem sobre inciativas simples que ajudam a prevenir a proliferação do mosquito nas construções tais como: evitar o acúmulo de água em poços de elevadores, fundações, lajes e calhas; manter caixas e reservatórios de água tampados; manter betoneiras secas e de cabeça para baixo quando não estiverem em uso; guardar lonas em locais secos e quando em uso esticadas para evitar formação de bolsões de água; entre outras.

Mais informações em www.dengue.sc.gov.br e www.dive.sc.gov.br