GT deve apresentar projeto de uniformização de procedimentos do Sistema Confea/Crea até março

Brasília, 30 de janeiro de 2014.


"Participantes do GT Sistema Corporativo Integrado, em reunião no Confea"
O GT Sistema Corporativo Integrado do Sistema Confea/Crea e Mútua concluiu nesta quinta-feira (30/1), no Confea, sua quarta reunião ordinária, iniciada no dia anterior. Coordenado pelo presidente do Crea-BA, o engenheiro mecânico Marco Antônio Amigo, o GT deverá concluir até março a Proposta de Gestão Eletrônica de Documentos e Processos (GED), por meio da integração dos bancos de dados dos Creas, do Confea e da Mútua.


Segundo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, engenheiro civil José Tadeu da Silva, a unificação e a universalização dos procedimentos, documentos e processos do Sistema como um todo é o objetivo maior deste grupo de trabalho. Ainda na avaliação do presidente do Confea, essa iniciativa vai proporcionar ao Sistema mais agilidade, além de promover a memória institucional dos regionais, do Confea e da Mútua. A proposta a ser apresentada até o final de março tentará integrar os 29 bancos de dados de profissionais e de empresas do Sistema, facilitando a fiscalização do Sistema e seu controle externo.

O grupo de trabalho integra o Plano Anual de Trabalho PAT 2013/2014. Além do presidente do regional baiano e de gerentes das áreas de tecnologia da informação dos Creas dos estados do Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rondônia e ainda da Mútua e do Confea, a reunião em Brasília contou com as participações dos presidentes dos Creas do Amazonas, engenheiro civil Telamon Barbosa Firmino Neto; do Rio Grande do Sul, engenheiro civil Luiz Alcides Capoani; e do Rio de Janeiro, engenheiro agrônomo Agostinho Guerreiro, e ainda de um analista da Gerência de Conhecimento Institucional do Confea.


“Nesta quinta-feira ouvimos sobre as ferramentas da IBM. Após estas consultas, pretendemos desenvolver instrumentos que nos ajudem a incrementar a tramitação de processos contínuos como o do Prodesu e outros mais imprevisíveis. Pretendemos fazer uma integração com órgãos públicos, garantindo a universalização do sistema corporativo existente e preparando também o Sistema para necessidades futuras. Também favorecerá consultas temáticas e outras, como a dos textos produzidos em eventos da história do Sistema.  Nossa intenção é que até o meio do ano, os Creas que aderirem já possam estar utilizando o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos e Processos (GED), possibilitando o acesso direto às partes interessadas, pondo fim a procedimentos como o envio de processos por malotes, em alguns casos ainda a única forma de contato integral com o Confea”, informa Marco Antônio Amigo.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea