Grupo Sussuarana forma novos voluntários da entidade em Manaus

Entre eles, estão dois funcionários do Crea-AM

Manaus, 4 de fevereiro de 2011

Araújo Bonatto e Agente Administrativo Laerte Ribas Neto são os novos volutários formados do Grupo Sussuarana. O Presidente do Crea-AM Eng. Civ. Telamon Barbosa Firmino Neto participou da solenidade de formatura. A cerimônia foi no Centro de Instrução de Guerra na Selva – Cigs - na noite do último dia 29 de janeiro.

O curso para formação de voluntários especializados em salvamento em ambiente de selva durou seis meses. Dos 47 voluntários que iniciaram o processo 20 conquistaram o diploma e agora estão aptos para auxiliar o trabalho de resgate feito pela defesa civil, bombeiros e forças armadas.

O Agente Administrativo Laerte Ribas Neto resolveu fazer parte do grupo por conta do conhecimento que se adquire em cursos como este e pela oportunidade de ajudar quem precisa. “Já auxiliamos em vários resgates aqui na capital, de gente que fica presa em casa que desabou ou que cai no igarapé. É muito bom ver o olhar daquelas pessoas que socorremos querendo agradecer. Isso não tem como pagar. Todo o esforço para concluir este curso vale a pena naquele momento em que ajudamos os outros,” disse Neto.

O Grupo Sussuarana foi fundado em 07 de setembro de 1994, em São José dos Campos – SP. Criado por seis pessoas (adultos) com elevado senso de solidariedade, praticantes de esportes radicais, atividades físicas e amantes incondicional da natureza. É uma associação sem fins lucrativos e está em busca de novos membros para atuarem na unidade regional de Manaus/AM, fundada este ano. Os participantes atuarão como grupo de apoio em ocorrências na região. Para participar é necessário ser maior de 18 anos, ter espírito voluntário e afinidade com a selva e atividades radicais. Não se exige nenhuma experiência do candidato em assuntos relacionados a APH e/ou salvamentos, pois o voluntário será preparado para estas situações. Novos membros serão capacitados através de um estágio para a atuação em buscas, salvamentos, resgates na selva e locais de difícil acesso, ocorrências em área urbana e situações de catástrofes e calamidades. O candidato contribui com um valor de R$ 20,00 por mês, custeando parte das suas despesas no estágio. O objetivo principal é ensinar ou aprimorar técnicas e utilização de equipamentos. Após a formação, o membro fará parte de uma equipe que estará de plantão semanalmente, podendo ser acionada a qualquer hora.

Mais informações com Celso Roberto Ventura: ventura@sussuarana.org.br ou (92) 9139-4588.

Fonte: Redação Revista Emergência e www.sussuarana.org.br

Ascom Crea-AM