Governo soma esforços para ampliar uso do gás natural nas Regiões Metropolitanas

Brasília (DF), 14.03.2005

Os ministérios das Cidades, de Minas e Energia e a Petrobrás, firmaram, no dia 8 de março, termo de cooperação para estimular uso do gás natural no transporte de cargas e passageiros nos municípios que compõem regiões metropolitanas. A assinatura foi feita durante a VIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que foi realizada, de 7 a 10 de janeiro. Paralelo a assinatura, os prefeitos puderam conhecer os projetos de  ônibus movidos a gás natural, já testados pela Petrobrás. A iniciativa faz parte da política de mobilidade urbana sustentável, que está sendo elaborada pelo Ministério das Cidades.

Além de mais econômico, o gás natural veicular (GNV) emite menos gases poluentes e contribui, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população e também para a preservação do meio ambiente, cada vez mais devastado nos centros urbanos. De acordo com o secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, José Carlos Xavier, o GNV possibilitará, ainda, a diminuição dos preços das tarifas de ônibus. " O transporte público está cada vez mais excludente e o GNV e, nesse contexto, o GNV surge como uma alternativa", avalia o secretário.

Entre os desdobramentos do acordo, que tem vigência de quatro anos,  está a elaboração do Plano Diretor de Substituição Energética em Transportes, a realização de seminários sobre o tema e a capacitação de equipes municipais.

Assessoria de Comunicação
Ministério das Cidades