Governador participa de cerimônia de abertura e garante sede nova para o Crea-MA

São Luís (MA), terça-feira, 30 de novembro de 2004.

Vitor Soares

 
Aos muitos nomes que São Luís toma emprestados para traduzir-se, entre eles Terra-paraíso, Upaon-açu (que significa ilha grande), Ilha dos Amores, Ilha Rebelde e Cidade dos Azulejos, soma-se mais um o de "Capital Brasileira da Engenharia, Arquitetura e Agronomia", já que de 30 de novembro a 4 de dezembro, a cidade hospeda a 61ª SOEAAA e 5º CNP, os dois eventos de maior projeção do Sistema Confea/Crea. Em seu discurso na noite de abertura, realizada no Sebrae Multicenter, na noite de terça-feira, 30, o presidente do Crea-MA, eng.º civil José Pinheiro Marques, na condição de anfitrião, agradeceu a presença dos cerca de dois mil participantes e o apoio dos integrantes do Sistema e de autoridades estaduais para a realização da Semana, entre elas o engenheiro e deputado estadual Marcos Barros, os presidentes da Associação Comercial e Industrial do Maranhão, Luis Cantanhede, e do Sebrae, José Barbosa Belo, entre outras personalidades, inclusive o governador José Reinaldo Tavares, presente à cerimônia.

Ao afirmar que realiza um sonho de sua vida ao sediar a 61ª SOEAA e 5º CNP, Pinheiro confessou que "não foi fácil, mas as dificuldades foram apenas pedras no caminho e serviram para o exercício da determinação". Emocionado, ele citou Mahatma Ghandi: "pegue um raio de sol e faça-o brilhar onde reina a escuridão". A emoção foi ainda maior quando Pinheiro Marques viu realizar-se outro sonho. O governador José Reinaldo atendeu uma antiga reivindicação e anunciou a destinação do prédio do Liceu Maranhense, na Praia Grande, para abrigar o Crea-MA.

José Reinaldo, por sua vez, afirmou que "sediar eventos como a 61ª SOEAA e o 5º CNP ajudará o estado a encarar o desafio de inverter seus indicadores sociais em função da disseminação de conhecimentos, fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. "A informação é o caminho", disse ele completando que "os engenheiros e os profissionais da área tecnológica brasileira são parte importante do e para o Maranhão, que quer soluções". O governador solicitou ainda que sejam enviados ao governo as conclusões sobre os assuntos tratados durante a Semana: "queremos receber a contribuição de vocês e melhorar a qualidade de vida do Maranhão".

O presidente do Confea, eng.º civil Wilson Lang, afirmou que o tema central tanto da Semana quanto do CNP, "Exercício Profissional e Cidades Sustentáveis", marca um momento histórico porque inicia a mudança da realidade atual dos 5.560 municípios brasileiros. "Temos o compromisso formal de transformá-los em cidades sustentáveis", destacou. Lang afirmou, categórico, que é urgente a criação de uma cultura de produtos, vencer os déficits sociais e principalmente o de transporte público. Para ele, "cidadania se mede pela qualidade do transporte público de uma cidade". Ao finalizar, o presidente do Confea disse que "temos que alertar as autoridades e dizer que sem a Engenharia, a Arquitetura, a Agronomia, a Geografia, Geologia e Meteorologia não construiremos o país do futuro".

Maria Helena de Carvalho - Da Assessoria da Soeaa