GDF será parceiro na WEC 2008

Brasília, 14 de junho de 2006

Com a expectativa de reunir cerca de 4 mil engenheiros de todo o mundo em Brasília, em 2008, o Sistema Confea / Crea e a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) estão fazendo todas as articulações possíveis para que esse megaevento seja um sucesso. Hoje, 14 de junho, representantes das duas entidades reuniram-se com a secretária de Turismo do DF, Lúcia Flecha de Lima, para articular o apoio do Governo do DF ao evento.

“Queremos o apoio do GDF, principalmente com relação ao Centro de Convenções”, explicou o eng. Wilson Lang, ex-presidente do Confea e um dos Organizadores da WEC 2008 (World Engeneers Convencion ou Convenção Mundial de Engenheiros, em português). A secretária Lúcia Flecha não pôde prometer a gratuidade do espaço. “O que já podemos negociar é uma redução dos preços pela utilização”, propôs.

Presente na reunião, o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, ressaltou a importância do evento. Além da participação de cerca de 200 conferencistas de várias partes do mundo, serão realizadas duas feiras de negócios, numa ação integrada com os ministérios das Relações Exteriores e da Indústria e Comércio. “Essa será uma oportunidade de aumentar a participação do profissional de engenharia brasileiro no mercado externo. Essa participação ainda é muito pequena, se comparada com o potencial da engenharia brasileira”, enfatizou Túlio.

Ele solicitou à secretária que marcasse uma audiência, juntamente com a governadora do GDF em algum dos dias 18 e 19 de julho. Nessa data, representantes da World Federation Organization (WFO), sediada em Paris, na França, estarão em Brasília para colaborar com a organização do evento. “Nossa prioridade agora, nesse evento, será a audiência com a governadora”, comprometeu-se a secretária Flecha de Lima.

Responsabilidade social  O tema da WEC será “Inovation with social responsability”, ou “Inovação com responsabilidade social”. A organização do evento já publicou a primeira edição da revista bilíngüe dedicada aos temas do evento, além de outros materiais de divulgação. “Estamos preparando um site, que será editado em pelo menos seis idiomas: português, inglês, francês, alemão, árabe e chinês. Num mundo globalizado como o nosso, o Confea quer inovar”, afirmou Wilson Lang.

Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente da Febrae, Carlos Moura; o gerente de relações institucionais do Confea René Dayma Filho; a assessora de assuntos estratégicos do Crea-DF, arq. Denise de Albuquerque e o diretor administrativo do Crea-DF, Velocino Lourenço Tonietto.

Por Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea