FPI/MT servirá de referência a projeto do Ministério do Turismo

Cuiabá (MT), 11 de setembro de 2006

A Fiscalização Preventiva Integrada Mato Grosso (FPI/MT), coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado (Crea-MT) servirá de base ao Projeto Fiscalização Federal Integrada e Descentralizada do Ministério do Turismo, apresentado na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, no Plenário do Crea, “Rubens Paes de Barros Filho”.

O consultor do Ministério do Turismo, Fabrício Amaral, veio a Mato Grosso apresentar o projeto e conhecer o trabalho desenvolvido pela FPI/MT. “Em virtude dos outros Estados já visitados, com certeza essa reunião foi a melhor, principalmente por causa do avanço dos trabalhos em equipe, que serão usados como referência para a atuação da fiscalização dos prestadores de serviços turísticos”, avaliou.

A proposta da fiscalização federal é acompanhar, controlar e melhorar a qualidade da prestação dos serviços turísticos nos Estados e na Federação. O Projeto é apresentado em todo o país com o intuito de somar forças de todos os órgãos fiscalizadores. Na reunião no Crea-MT, os participantes, que tiveram a oportunidade de expor suas sugestões, enfatizaram a necessidade de sensibilizar e conscientizar os prestadores para a importância de oferecer, além de qualidade, a segurança ao turista.

A coordenadora da FPI/MT, Eliane Nunes, lembrou que essa Fiscalização Federal voltada ao Turismo não envolverá apenas a vistoria dos pontos específicos. “Envolve toda a cidade. O turista pode precisar dos serviços de uma farmácia, de um hospital local, do comércio e outros. A iniciativa da troca de experiências é uma oportunidade única e precisamos dessa consciência que a Secretaria (Sedtur/MT) está trazendo”.

A Fiscalização Federal Integrada e Descentralizada do Ministério busca a vistoria de todo o segmento do turismo, desde os serviços disponibilizados, meios de hospedagem, camping, organizadores de eventos, parques temáticos, transporte e agência de turismo, aos guias turísticos e profissionais do Turismo.

Participaram também da reunião a secretária de Estado de Desenvolvimento e Turismo (Sedtur/MT), Yeda Marli Assis de Oliveira, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Mato Grosso (Abav/MT), Vicente Campos, e representantes de órgãos participantes da FPI/MT.

Sílvia Devaux
Assessoria de Comunicação/Crea-MT