FNA reúne-se com o presidente do Confea

Brasília, 2 de fevereiro de 2006

Atrair os conselhos e presidentes dos Creas para o assunto "arquitetura pública", esse foi um dos assuntos em pauta da reunião realizada ontem entre o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, e representantes da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). "A arquitetura pública deve ser uma atitude de todos os Creas para que os profissionais, em suas cidades, se envolvam diretamente", ressaltou o presidente da federação, Ângelo Marcos Vieira de Arruda.

Ele esteve presente na reunião, juntamente com os arquitetos Eduardo Bimbi, Elza Kunzi, Antônio Menezes Júnior e Josiane Nardelli. Outros assuntos discutidos foram o Conselho das Cidades, o ensino à distância e o fortalecimento do Colégio das Entidades Naiconais (CDEN), um órgão consultivo constituído de 26 entidades. "Precisamos que o CDEN seja mais ágil e tenha mais tarefas e ações", afirmou Ângelo Vieira. 

Durante a reunião, o presidente do Confea destacou a importância da participação das entidades nacionais e do CDEN na concepção dos objetivos do Sistema Confea/Creas e disse que buscará sempre ação em conjunto, consultando o colégio nos assuntos pertinentes. "Essa é uma forma de garantir a participação democrática de todas as entidades", disse Marcos Túlio. 

Criada em 1979, a FNA é uma entidade sindical que congrega 16 sindicatos e associações profissionais estaduais. Entre outras atribuições, representa os interesses gerais dos arquitetos. A federação está presente no Confea, por meio do CDEN e também no Conselho das Cidades, do Ministério das Cidades e no Fórum Social do Trabalho. Além disso, é membro da Confederação Nacional das Profissões Liberais e faz parte do Colégio Brasileiro de Arquitetos. "Queremos reiterar nosso interesse com relação ao mandato do presidente Marcos Túlio. A FNA se identifica com a posição política que ele vai dar ao Confea", finalizou Ângelo.

 

Mariana Zanatta
Da equipe da ACOM