Flávio José Cavalcanti de Azevedo

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1968

Nascimento: Natal (RN), 19 de fevereiro de 1946
Indicação: Câmara Especializada de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN)


Flávio José Cavalcanti de Azevedo tem quase cinco décadas dedicadas à Engenharia. O profissional conta que sua grande inspiração para seguir pelo mundo dos cálculos veio da admiração do pai Alínio Cunha de Azevedo pela Engenharia, mesmo não sendo da área. O tio Marcelo Cabral de Andrade,  fundador da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e diretor do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DNER-RN), hoje   Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Rio Grande do Norte (DNIT-RN), também tornou-se uma das referências para o profissional. “Toda a minha vida foi voltada para a Engenharia. Ainda estudante, trabalhei no Laboratório de Solos do DNER-RN e fui professor assistente de Mecânica dos Solos na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. Depois de graduado, fundei um escritório de cálculo estrutural que foi a base para o estabelecimento da empresa construtora onde ainda mantenho atividades ao lado do meu filho”, relembra. 

“Toda a minha vida foi voltada para a Engenharia."

Seu início de carreira é marcado pela fundação, em 1970, da Construtora Seridó, que depois se tornaria Construtora A. Azevedo, focada na execução de obras públicas, responsável pela construção de mais de 10.000 (dez mil) casas populares nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Amazonas. A empresa também executou obras de infraestrutura urbana, abastecimento de água e esgotos no Rio Grande do Norte, além de obras como o Hospital Santa Catarina.  

Flávio Azevedo também esteve à frente da Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (FIERN) por dois mandatos de 2003 a 2011. No ano de 2017, o engenheiro recebeu uma das maiores homenagens quando o Centro de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-RN) foi inaugurado com seu nome.

 “Nos últimos anos, a implantação de parques eólicos tem sido a principal atividade de nossa empresa. Isso nos permitiu desenvolver processos construtivos genuinamente nacionais, adaptando às condições brasileiras os projetos inicialmente fornecidos por empresas estrangeiras, notadamente as alemãs”.

Em 2015, foi condecorado com a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda outorgada pelo Tribunal de Contas do Estado para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade. E não foram poucas as atuações que entrelaçaram a trajetória de Flávio José com o estado Potiguar. Os primeiros parques eólicos do estado, abrindo as perspectivas iniciais e os primeiros caminhos para tornar o Rio Grande do Norte o maior produtor de energia eólica do Brasil, foram idealizados pelo engenheiro Flávio.  “Nos últimos anos, a implantação de parques eólicos tem sido a principal atividade de nossa empresa. Isso nos permitiu desenvolver processos construtivos genuinamente nacionais, adaptando às condições brasileiras os projetos inicialmente fornecidos por empresas estrangeiras, notadamente as alemãs”. Coube à sua empresa a construção do Parque Eólico Rio do Fogo (2006); do Parque Eólico Santa Clara/Eurus (2012); do Parque Eólico Miassaba III (2012); do Parque Eólico MEL (2012); e do Parque Eólico Macacos (2013).

Quando perguntado sobre seu maior legado, o empresário não titubeia ao mencionar a geração de milhares de empregos por meio das obras executadas por sua empresa ao longo das últimas décadas. O engenheiro potiguar aproveita para fazer um justo reconhecimento: “A atividade de empresário da construção civil me exigiu constantes viagens dentro do Brasil e ao exterior. Foi assim durante quase toda a minha vida. A dedicação de minha esposa Maria Lúcia à família, suprindo minhas ausências, foi a base para meu sucesso profissional e da nossa empresa. Para ela, minha suprema gratidão e amor eterno”.

O Sistema Confea/Crea, por meio das Honrarias do Mérito, reconhece o empreendedorismo, as contribuições para a Engenharia, além dos relevantes serviços prestados para a nação por Flávio José Cavalcanti de Azevedo.


Trajetória profissional

Professor de Mecânica dos Solos da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1967-1968); Barragem de Poço Branco (1970-1971); Presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (1971-1973); Presidente da A. Azevedo Empreendimentos Ltda. (1974-até esta data); Presidente da A. Azevedo Indústria e Comércio Ltda. ( 1975- até esta data);  Construiu o Conjunto Habitacional Ponta Negra (1994-1996); Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil - Sinduscon-RN (1997-2000); Conselheiro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (1997-2000); Construiu o Centro de Educação Integrada - Colégio CEI (1998); Construiu  o Centro Odonto Médico de Natal (2000); Conselheiro da Companhia Potiguar de Gás  - Potigás (2003-2007); Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (2003-2011); Presidente do Conselho Superior do Centro de Tecnologia do Gás Natural e Energia Renováveis (2003-2018); Presidente dos Conselhos Regionais do Sesi/Senai/IEL do Rio Grande do Norte (2003-2011); Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (2015-2018); Vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria - CNI (2008-2011); Conselheiro da Companhia Telefônica do Rio Grande do Norte – Telern (2011); Conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (2014-2018).