Exposição no Confea retrata grandes obras de Brasília

Brasília, 29 de setembro de 2005

O antes, durante e depois das obras de engenharia urbana realizadas pelo Governo do Distrito Federal. Este é o teor da exposição Brasília Planejada e Replanejada, aberta na noite desta quarta-feira no foyer do auditório do Confea.

A exposição é uma homenagem concedida ao governador Joaquim Roriz pelo Clube de Engenharia de Brasília. O conjunto de 30 fotos ampliadas e emolduradas é uma criação coletiva dos fotógrafos Sérgio Seiffert, Luiz Lemos, Dalmi Rodrigues, Sheyla Leal, Victor Soares e Moreno. 

As lentes dos seis fotógrafos captaram as principais obras recém-lançadas ou  em andamento no Distrito Federal. O trabalho retrata as principais intervenções urbanas que têm priorizado dois aspectos: o fluxo rodoviário e o aprimoramento paisagístico da cidade. “Dentro do projeto original de Lúcio Costa para Brasília, havia uma série de obras previstas que não foram realizadas. É o caso da Biblioteca Pública, do Museu de Brasília e da Ponte JK ”, destacou Marcus Vinicius Mourão, um dos diretores do Clube de Engenharia, ao prestigiar o lançamento da mostra.

Reconhecimento ao governo e aos profissionais da área tecnológica

"Carlos Moura"
O presidente do Clube de Engenharia de Brasília foi além em seus elogios ao atual governador do Distrito Federal. “Roriz tem-se mostrado herdeiro da linha de trabalho de Juscelino Kubitschek. Essas grandes obras de engenharia são a alavanca do desenvolvimento da capital”, declarou o eng. Carlos Moura.

Já o presidente do Crea-DF, arq. Alberto de Faria, fez questão de reconhecer o esforço das equipes técnicas. “Vejo esta exposição também como uma homenagem aos profissionais da tecnologia. São engenheiros, arquitetos, agrônomos, agrimensores e um extenso rol de técnicos que participaram de cada obra. É um conjunto de realizações que deve ser reconhecido independentemente de governo ou linha ideológica”, afirmou.


Sandro Farias, da equipe da ACOM