Estudantes de Engenharia Civil visitam canteiro de obras em iniciativa inédita do Crea-ES

Uma ação pioneira, fruto da parceria entre o Crea-ES e CreaJr-ES, levou 10 estudantes para visitarem um canteiro de obras de um futuro empreendimento comercial, no bairro Gurigica, em Vitória. Os jovens tiveram a chance de vivenciar situações reais da profissão com acompanhamento do idealizador do projeto, o coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Conselho, Eng. Civil Jaime Oliveira Veiga, e do responsável técnico pela obra, Eng. Civil Marco Aurélio Ribeiro Brunetti.

 Durante a visita, foram dados exemplos práticos sobre remoção de rochas, drenagem, formação de colunas e de fundações. Para o Eng. Civil Marco Aurélio Ribeiro Brunetti, responsável técnico da obra, essa é uma excelente iniciativa do Crea-ES e irá aproximar ainda mais o Conselho dos estudantes. “Eu parabenizo o Crea-ES por trazer o aluno para o canteiro e mostrar para eles a realidade da profissão. Isso mostra o interesse que o Conselho está tendo com os estudantes. Essa é uma ótima ação, pioneira no país e tem tudo para dar certo, com mais visitas a serem realizadas futuramente”, comentou.

O idealizador do projeto, Eng. Civil Jaime Oliveira Veiga comenta que agora a intenção é expandir a ideia para todas as outras Câmaras Especializadas do Conselho. “Iremos apresentar essa ideia aos demais coordenadores e esperamos expandir ainda mais o projeto. Estamos buscando sempre estreitar as relações com os estudantes e essa é mais uma ação que confirma isso”, ressaltou. Em relação à visita Jaime se mostrou satisfeito e disse que é necessário haver maior inserção de estagiários nas obras. Ainda durante a visita, foi debatida a necessidade dos estudantes de participarem ativamente dos projetos, plenárias e palestras promovidas pelo Conselho.

Para o estudante do 5º período de Engenharia Civil, Tiago Souza, a experiência, além de mostrar as dificuldades e soluções para as mesmas, mostrou também a relação do engenheiro responsável com a sua equipe. “A dinâmica da visita enriqueceu ainda mais o nosso conhecimento, conhecer toda essa relação do profissional engenheiro com a obra e seus funcionários com certeza fará diferença na minha formação”, frisou.

 

Leia mais:

Crea-ES levará estudantes de Engenharia Civil para conhecerem rotina de canteiro de obras

 

Comunicação do Crea-ES