Está no ar o novo sistema de gestão corporativa automatizada do Crea-PI

Teresina, 31 de março de 2011

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí já está utilizando o seu novo sistema de gerenciamento de dados, o SIGEC. O sistema é uma ferramenta desenvolvida pelos analistas e programadores do Crea-PI para dinamizar a gestão e disponibilizar mais e melhores serviços aos profissionais e empresas registrados no Conselho.

Uma das novidades do SIGEC é o fato de rodar em qualquer sistema operacional (linux ou Windows) e não ter navegador padrão para o acesso, já que foi programado para ser acessado tanto no Internet Explorer, Mozila Firefox e Google Chrome.

O novo sistema conta ainda com o módulo de protocolo que inclui rotas pré-determinadas para alguns processos de forma a orientar a logística e diminuir a burocracia no encaminhamento dos protocolos. Com esta nova ferramenta, também poderão ser cadastrados os documentos recebidos, acrescentar instruções e pareceres aos processos.

Os profissionais e empresas que já tinham acesso a Certidão de Quitação e a ART on-line, dispõem agora de mais agilidade e facilidade para diversos outros seguintes procedimentos, dentre os quais os seguintes:
- Alteração de Dados de Endereço e Senha;
- Certidões de Quitação;
- Consulta de protocolos;
- Emissão e impressão de boletos;
- Vinculação de ART on line a uma notificação, caso exista;
- Possibilidade de correção no preenchimento da ART;
-Utilização de uma ART cadastrada anteriormente como modelo para agilizar o preenchimento de uma nova Anotação;

Entretanto, para ter acesso a esses recursos é necessária a solicitação de senha através do SIGEC - Serviços On-Line. As respostas serão encaminhadas para o endereço de e-mail cadastrado no banco de dados do Crea-PI. Caso não conste um e-mail no cadastro do interessado, este deverá fazer a solicitação pessoalmente no atendimento da sede do Conselho, das Inspetorias e através do site. Com a implantação do SIGEC, é imprescindível que o profissional possua uma conta de e-mail válida e cadastrada no banco de dados do Conselho.

"Muitos profissionais que não costumavam vir ao Conselho têm mudado sua rotina. É necessário que todos estejam com os dados atualizados e com o pagamento da anuidade em dia para terem acesso às facilidades do SIGEC" - enfatiza a Gerente de Atendimento ao Cliente do Regional, Milena Araújo.

Os benefícios do novo Sistema estão além da facilidade de acesso aos serviços do Crea-PI. Para a fiscalização, atividade finalística do Crea, o SIGEC será de grande importância, já que integrou a tecnologia de localização geográfica, obtida pelo GPS, as notificações originárias da Fiscalização como também o recurso de inclusão de fotos. Com o SIGEC será possível gerar uma agenda para as fiscalizações periódicas e de eventos, o que proporcionará mais eficácia e controle ao exercício ilegal da profissão, permitindo que o Regional haja de maneira cada vez mais atuante em defesa da sociedade.

O responsável pelo setor acompanhará a produtividade das ações da fiscalização através da impressão de um relatório mensal e, ainda, terá acesso ao cadastro e controle de viagens bem como a prestação de conta de cada itinerário feito.

O SIGEC atende também a uma demanda recorrente da Divisão Jurídica do Crea-PI: a partir de agora é possível incluir processos de dívida ativa de anuidade para profissional e empresa e, de multas para profissionais, empresas e leigos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Crea-PI
Redator(a): Jéssica Santos