Espaço Conexões aproxima profissionais e influenciadores digitais

 

Brasília, 20 de fevereiro de 2024.

O Espaço Conexões, destinado à interação entre profissionais e influenciadores digitais, foi uma das novidades do primeiro dia do 13º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que contou com a participação do presidente do Conselho Federal, eng. telecom. Vinicius Marchese.

Na ocasião, Marchese mencionou a palestra proferida mais cedo pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e discutiu a percepção da sociedade em relação ao Sistema, bem como o direcionamento que os conselhos profissionais devem seguir.  "Aqui reunimos profissionais que também exercem influência digital, pessoas com uma audiência qualificada capaz de ampliar a visibilidade do trabalho realizado pelo Sistema, ao mesmo tempo em que nos trazem críticas para que possamos estar mais próximos dos profissionais e da sociedade". Marchese ainda enfatizou a necessidade de conectar academia, associações e profissionais para promover o avanço do valor profissional, acrescentando: "Temos um prazo de três anos para tornar o Sistema mais acessível e eficaz para os profissionais".

Eventos temporários
Em seguida, Marina Mattus, chefe de Comunicação Digital do Confea, inaugurou o espaço ao apresentar o Sistema Confea/Crea e Mútua ao público presente. A regularização dos eventos temporários foi o tema abordado, na sequência, pela engenheira civil e influenciadora Milena Katharina. Durante a apresentação, ela destacou números promissores no setor de eventos, especialmente no pós-pandemia, e as inúmeras oportunidades presentes nessas realizações. "São pelo menos 15 serviços que envolvem engenheiros para viabilizar a realização de um evento. Além da responsabilidade técnica, é necessário desenvolver projetos como arquibancadas, planos de gerenciamento de resíduos, estruturas de palco e prevenção de incêndios. Em suma, é essencial compreender um universo que transcende as obras e os projetos de edificação", enfatizou a especialista em projetos de prevenção contra incêndio, conhecida por ter desenvolvido o primeiro curso de capacitação voltado para a regularização de eventos temporários.

Antes de concluir, ela criticou a nova resolução do Conselho Federal dos Técnicos (CFT) sobre a atuação de profissionais na área de combate e prevenção de incêndios. "Os técnicos não possuem a mesma formação que nós e, muitas vezes, assumem responsabilidades em projetos complexos, que deveriam ser atribuídos aos engenheiros civis, de segurança do trabalho ou mecânicos".

Milena Katharina

 

 

Regularização de imóveis
No bate-papo seguinte, a engenheira civil Leila Brito, que é fundadora da maior comunidade de regularização de obras do Brasil, que ultrapassa a marca de 5 mil membros, instigou os profissionais a empreender neste ramo. “Vamos trabalhar para ter nosso crescimento financeiro e, ao mesmo tempo, para construir caminhos rumo ao desenvolvimento do país, que é o tema deste evento”, disse a produtora de conteúdo nas mídias sociais que hoje tem mais de 113 mil seguidores. 

“Este segmento é uma oportunidade de mercado para vocês que são profissionais qualificados. É um trabalho rápido e fácil de ser feito que abrange regularização da matrícula de Registro Geral de Imóvel, regularização da obra na prefeitura e na Receita Federal e averbação da obra na matrícula e Registro Geral de Imóveis, o RGI”, acrescentou, explicando que o documento que garante que o imóvel está totalmente regularizado é a construção averbada na matrícula de registro de imóvel. “Essa documentação precisa ser feita corretamente para atender à fiscalização do Crea, evitando as principais irregularidades que, em geral, são obra sem projeto legal aprovado na prefeitura; mais de uma obra por matrícula de Registro Geral de Imóveis; ou matrícula de Registro Geral de Imóveis não condizente com as informações reais”, alertou a engenheira que atua há mais de 11 anos neste mercado e já ministrou aula para mais de cinco mil alunos. 

Na avaliação da engenheira, é fundamental que os profissionais entendam a regularização de imóvel como uma atividade capaz de promover o progresso socioeconômico do Brasil, garantindo direitos, fomentando a economia e melhorando a qualidade de vida da população. “Como engenheiros, temos a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas com as prefeituras, em conjunto com as associações e o Crea. O que pode facilitar o processo de fiscalização de obras. Ao unirmos esforços, podemos agilizar a regularização de obras no Brasil, promovendo um desenvolvimento mais eficiente e seguro para o nosso país”, incentivou.

Leila Brito

 

 

Inteligência artificial 
O encerramento da rodada de conversa com os influenciadores ficou por conta do engenheiro eletricista Lucas Henrique, que tem mais de dez anos de experiência em eletrônica e eletrotécnica e no ramo de energia solar fotovoltaica. O especialista, que já trabalhou na manutenção na Ferrovia de São Paulo, destacou o tema “Inteligência artificial (IA) como aliada e tendências na engenharia elétrica: inovações e desafios para 2024”. 

“A inteligência artificial na engenharia não está apenas transformando a maneira de como construímos o futuro, mas redefinindo a própria essência da inovação”. Foi com essa provocação – elaborada por uma ferramenta de IA – que o influenciador iniciou o diálogo, incentivando os profissionais a dominar essas tecnologias que hoje estão divididas em machine learning, natural language processing, computer vision e smart robotic. “Isso porque, segundo estatísticas, esse segmento tem potencial de crescimento econômico de 13 trilhões de dólares até 2030, a produtividade industrial poderá crescer mais de 40% e a implementação de aplicativos será de 75% até 2025”, argumentou Henrique. 

Para ele, a IA tem desempenhado papel crucial como aliada na engenharia elétrica, impulsionando inovações e enfrentando desafios. “Em 2024, espera-se que várias tendências continuem a moldar o campo, como smart grid, com medidores inteligentes, sistemas de comunicação e controle avançados e gestão ativa da demanda; eletromobilidade, permitindo gestão de bateria, manutenção preditiva e recarga inteligente; energias renováveis, com previsão de produção, otimização da operação de usinas e integração de armazenamento de energia; além da cybersegurança”, aposta o especialista. 

 

Lucas Henrique

 

Na quarta-feira (21), a conversa com os profissionais influenciadores recomeça às 9 h. Confira as temáticas: 

Hora

Influenciador

Tema

9hHenrique Gonzalez Inovação e tecnologia por meio da Engenharia Ambiental
10h30Gildeon SenaReformas – Engenharia Diagnóstica: como otimizar inspeção e vistorias?
14hAllan AssadComo construir um ecossistema lucrativo na engenharia
15hLucas RibeiroRodovias em Foco: O comportamento do mercado e projeções para 2024

Leia mais:
Ministro Bruno Dantas destaca papel ético da Engenharia
Encontro de Líderes valoriza a representação profissional
Saiba quem são os coordenadores dos fóruns consultivos do Sistema
 

Fernanda Pimentel e Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Santo Rei/Confea