Entidades precursoras apontam necessidade de renovação

Brasília, 20 de fevereiro de 2019

Entidades de representação profissional criadas antes do Sistema Confea/Crea, ou seja, antes de 1933, as chamadas Entidades Precursoras se reuniram durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, que acontece de 20 a 22 de fevereiro, em Brasília. Com abertura feita por Reynaldo Barros, engenheiro civil e superintendente de Integração do Sistema, a reunião foi coordenada por Carlos Nakazima, presidente da Associação Catarinense de Engenheiros.

Segundo Nakazima, as associações de representação profissional enfrentam “grandes dificuldades financeiras e é preciso resolver a questão junto ao Confea. Esse será um dos pontos da nossa pauta de debates”, afirmou. Ele lembra que após o Tribunal de Contas da União (TCU) considerar inconstitucional a ajuda financeira que era fornecida pelo Sistema Confea/Crea às entidades, “é preciso encontrar novos caminhos e mais explicações sobre os Chamamentos Públicos”.

Para o presidente da ACE, “as entidades não têm como atender a Lei nº 13019/2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público. Nakazima acredita que o primeiro passo para isso é a participação dos representantes das entidades no workshop que será realizado na 5ª feira, 21/02, sobre Chamamentos Públicos do Sistema Confea/Crea.

Outra questão apontada por Nakazima é a falta de renovação das lideranças. Ele defende que “os novos profissionais precisam perceber a importância de nossas entidades e participar efetivamente visando a valorização profissional”.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea