Engenheira de alimentos apresenta case sobre negócio na Internet

Brasília (DF), terça-feira, 23 de novembro de 2004.

Iniciando um pequeno grande negócio via Internet. A partir desse tema, a Eng. Alim. Rita de Cássia da Costa Malheiros, uma das painelistas no segundo dia de atividades do I Fórum da Mulher, na 61ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA) e 5º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), de 30 de novembro a quatro de dezembro, em São Luís (MA), pretende relatar a experiência de uma profissional que coordenou a transposição de conteúdo e desenvolvimento de um sistema de gestão de aprendizagem do maior programa educacional oferecido gratuitamente pela Internet na América Latina.

Trata-se do Curso “Iniciando um Pequeno Grande Negócio”. Desenvolvido em parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA), o curso, em setembro deste ano, teve o programa agraciado com o Prêmio da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), na modalidade “Relato de Experiência”.

Doutora em Engenharia de Produção na área de Empreendedorismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Engenharia de Produção na área de Engenharia de Avaliação e de Inovação Tecnológica, Rita de Cássia destaca que o projeto, que busca a formação de empreendedores via Internet, considera fatores como o tamanho da população e a ampla extensão territorial brasileira, além da falta de tempo dos empreendedores para se dedicarem a um curso presencial. Com base nesta análise, e para se conquistar os resultados sociais desejados, explica, optou-se por um curso que utilizasse recursos básicos da Internet, mas que não tivesse como requisito uma conexão de banda larga ou computadores de última geração.

“O curso procura replicar, em seus objetivos instrucionais, um que já era ministrado presencialmente pelo Sebrae, com cinco módulos que instrumentalizam o indivíduo que deseja reforçar sua capacidade empreendedora”, observa. São os seguintes módulos: o perfil empreendedor; identificando oportunidades de negócios; análise de mercado; concepção dos produtos e serviços e análise financeira. A abordagem pedagógica é centrada no aprendizado situado e cooperativo, onde o aluno tem como tarefa desenvolver o seu plano de negócio. Com este propósito, o aluno pode se valer dos conhecimentos dos módulos e construir novos conhecimentos em discussões síncronas (chats temáticos) e assíncronas (lista de discussão com interfaces web e e-mail) com a comunidade de aprendizagem, formada pelos empreendedores e tutores especialistas.

O modelo de gestão de tutoria assumido pelo curso, comenta a professora do Programa de Pós-Graduação em Web Design da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), é um dos fatores responsáveis pelo sucesso alcançado. O tutor acompanha o desempenho de cada aluno segundo um calendário de atividades sugerido, fator essencial para que esses especialistas possam gerenciar turmas de 200 alunos cada. Com base em indicadores de desempenho individuais o sistema agrupa estudantes com desempenho similar, permitindo que o tutor desencadeie ações de comunicação e incentivo para cada um dos diferentes grupos.

Adriana Baumgratz – Da equipe da ACOM