Engenharia Química da FEI debate sustentabilidade e células combustíveis

Brasília, 8 de novembro de 2006

Como parte das comemorações dos 60 anos do curso de Engenharia Química - o primeiro a ser criado por uma instituição não-governamental e o terceiro no País -, o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), campus SBC (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção) promove, até quinta-feira, dia 9 de novembro, a IX Semana da Engenharia Química. Além de minicursos para os alunos, especialistas do setor debatem sobre células combustíveis, engenharia de processos e futuro da engenharia química. As palestras são abertas ao público.

Segundo o diretor-presidente da ABEQ, Marcelo Martins Seckler, o futuro do setor está moldado no conceito de sustentabilidade – utilização dos recursos da natureza de forma cada vez mais responsável. “Novas tecnologias permitirão que muitas matérias-primas usadas na indústria química sejam modificadas em matérias renováveis”, comenta Seckler, que abordará outros aspectos sobre o "O Futuro da Engenharia Química" na quinta-feira, às 17h.

No último dia 7, o diretor industrial e de Tecnologia da Suzano Petroquímica, Antônio Gomes de Mattos Neto, falou sobre "Panorama da Indústria Química/Petroquímica Nacional" e o consultor de Sistemas de Informação do Sebrae (SP), Suemitsu Osada, abordou o tema "Empreendedorismo".

Programação de palestras
- 8 de novembro, quarta-feira, às 12h30 – Prof. Dr. Marcelo Linardi, pesquisador titular do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), fala sobre ‘Células combustíveis’.
- 9 de novembro, quinta-feira, às 12h30 – Adão de Mattos Coelho, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Oxiteno, debate sobre ‘Engenharia de Processos’.
- 9 de novembro, quinta-feira, às 17h – Marcelo Martins Seckler, diretor-presidente da ABEQ, fala sobre ‘O Futuro da Engenharia Química’.

Programação de minicursos
- 8 de novembro, às 13h45 – ‘Matlab’, com o prof. Luis Fernando Novazzi, da FEI (lab. 2 – CCI)
- 9 de novembro, às 8h45 – ‘Separação de bioprodutos’, com a profª Adriana Lucarini e o prof. Luis Peffi, da FEI (prédio T – Sala T1-02)
- 9 de novembro, às 13h45 – ‘Cromatografia’, com a profª Andréia Morandim, da FEI (prédio T – sala T1-02).

Fonte: América Mágica