Em fotos, reflexos de São Luís

Brasília(DF), terça-feira, 23 de novembro de 2004.

Na garupa de um moto-táxi, o fotógrafo Sérgio Seiffert, 46 anos - 30 de Brasília - percorreu ruas, ruelas, becos, avenidas, periferia, centro, bairros ricos, médios e pobres da cidade de São Luís.

Do olhar atento buscando mostrar o histórico e o moderno da cidade, resultaram 70 fotos - selecionadas de um universo de 1.600 - que compõe a exposição Reflexos de São Luis que estará montada de 30 de novembro a 04 de dezembro, no Centro de Convenções Sebrae Multicenter da capital maranhense.

“A mostra é uma homenagem à cidade feita pelo Sistema Confea/Crea que realiza em São Luis, nesse período a 61a SOEAA e 5o CNP”, informa Seiffert, carioca de nascimento, casado, dois filhos.

“Nossa idéia é provocar uma reflexão sobre preservação e sustentabilidade da história, sobre como uma cidade antiga e tombada como patrimônio da humanidade pode atender às necessidades da sociedade moderna, sem alterar seu traçado original, nem derrubar velhos casarões”, diz o fotógrafo que completa: “não preservar significa romper com o passado e isso não nos leva para o futuro por um caminho seguro”.

Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACOM